Blog do Prisco
Coluna do dia

Relação familiar e política

Quem acompanha o dia a dia do trabalho em Brasília, percebe como é forte a relação dos deputados Esperidião Amin (PP) e João Paulo Kleinubing (PSD). A proximidade constante no plenário, agendas em conjunto para atender demandas catarinenses e o destacado trabalho na comissão de Finanças e Tributação, são alguns dos momentos em que eles podem ser vistos circulando juntos.  Sempre com intimidade e desenvoltura

A história dos Kleinübing –  antes com Vilson e agora com João Paulo –  com a família Amin não é de hoje, e sempre contou com forte amizade e parceria eleitoral. O ex-governador praticamente viu o hoje deputado federal crescer.

Os assuntos sobre 2018 também parecem sempre estar na pauta da dupla, que certamente trabalhará muito para estar na majoritária em 2018, e na mesma chapa. O senador Paulo Bauer (PSDB) também está em sintonia com os dois  deputados. Principalmente quando o assunto é 2018.

Amin e Gelson Merisio, correligionário de Kleinübing, advogam a tese de que é preciso evitar que o PMDB permaneça no poder a partir de 2019. O partido é governo desde 2003. Lá se vão 16 anos!

 

Cronograma

O governador Raimundo Colombo anunciou que vai antecipar o pagamento do salário do mês de dezembro e a segunda parcela do 13º para todos os servidores estaduais ativos e inativos. Foi uma notícia alvissareira. Não só para o governo e os servidores. Parlamentares da base aliada respiraram aliviados, pois, nos bastidores, havia grande preocupação sobre a capacidade de o Centro Administrativo honrar os compromissos salariais de fim de ano. Estima-se que a economia estadual receberá injeção de R$ 2,2 bilhões antes das festas de fim de ano.

 

Generosidade governamental

O Centro Administrativo encaminhou nesta semana para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina uma medida provisória (MP) que proporciona aos devedores de ICMS o parcelamento de suas dívidas com o governo estadual com redução na cobrança de juros e multas. O abatimento pode chegar a 90%. A MP 216/2017 foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 1º e começou a tramitar na Alesc na terça-feira (5). Uma bela notícia para os devedores, principalmente os grandes. Mas fica o velho questionamento: e os bons pagadores?

 

Novo adiamento

Em que pesem as enormes pressões de investidores e do mercado em geral, a Reforma da Previdência subiu mais um degrau no telhado. Sua votação, que havia sido transferida desta semana que se encerra para a que se inicia, agora ficou para a semana do dia 20 (a última de efetivo trabalho no Congresso). Ou seja, o trator governista que foi acionado nos últimos dias ainda não garantiu os votos necessários para plantar a semente das mudanças previdenciárias.

 

Recordista

Triste ver a UFSC, que ainda é referência de excelência em vários segmentos, novamente no noticiário policial do Brasil. Certamente, a universidade precisa, assim como este país, ser passada a  limpo. Na quinta-feira, depois de deflagrada a Operação Torre de Marfim, que investiga supostos desvios da ordem de R$ 300 milhões nas fundações de apoio, o distinto público ficou sabendo que a UFSC é a recordista nacional de recomendações para que se corrijam irregularidades. Triste realidade!