Blog do Prisco
Destaques

Semana cheia de articulações em SC

A semana que se encerra foi pródiga em reuniões e articulações mil com vistas ao pleito eleitoral deste ano. Na segunda-feira, Mauro Mariani (MDB) e Paulo Bauer (PSDB), dois pré-candidatos ao governo com base política na região Norte do Estado, sentaram para avaliar cenários e fazer projeções. Somente os dois. No dia seguinte, houve um almoço ampliado. Participaram, além dos dois pré-candidatos (Mariani e Bauer), Dalirio Beber, Napoleão Bernardes e Marcos Vieira pelo PSDB, e Dário Berger e Eduardo Moreira pelo MDB.

Nos bastidores, já se fala que o Manda Brasa pode abrir três vagas para os tucanos na majoritária: vice e as duas ao Senado, o que poderia levar Bauer a buscar novo mandato na Câmara Alta, assim como o prefeito de Napoleão Bernardes, com Marcos Vieira de vice. Ou o próprio Vieira ao Senado e Napoleão de vice. Por ora, evidentemente, são apenas conjecturas e projeções, no contexto das avaliações dos cenários nacional e estadual. O fato, contudo, é que o MDB não abre mão da cabeça de chapa.

Na mesma terça-feira, Bauer, que já havia estado com Mauro Mariani na segunda e almoçado com parte das cúpula do PSDB e do MDB na terça, jantou com o pré-candidato do PSD ao governo. Encontro capitaneado pelo ex-deputado Paulo Bornhausen, presidente estadual do PSB que, junto com o PP, está alinhado ao projeto de Gelson  Merisio. Obviamente que, também neste encontro envolvendo PSDB, PSD e PSB, nada ficou definido. O momento é de aproximações e análises as mais variadas.

Para fechar, na quarta-feira, o ex-senador e ex-governador Jorge Konder Bornhausen ofereceu jantar reservado a Raimundo Colombo e Paulo Bauer. JKB disso aos dois que deseja ver PSD e PSDB juntos na campanha deste ano. Todo este quadro semanal, que nada trouxe de concreto em termos de alianças e acordos, escancara um fato: o PSDB é a noiva mais cobiçada do pedaço, muito embora tanto MDB como PSD não sinalizem a intenção de abrir mão da cabeça de chapa. Se os tucanos realmente quiserem disputar o governo, provavelmente terão que lançar chapa pura.