Blog do Prisco
Notícias

Terceiro Colóquio debate conciliação e mediação nas comarcas catarinenses

A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC) promove, no próximo dia 18/11, sábado, das 8h às 12h, no auditório da AMC/Esmesc, a terceira edição do Colóquio de Primavera.  O encontro tem como propósito o compartilhamento de relatos e debate de ideias sobre a experiência vivenciada em relação à conciliação e mediação no âmbito das comarcas do Estado de Santa Catarina.

O evento terá como coordenadora científica e moderadora a Juíza da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau e professora da ESMESC, Quitéria Vieira Tamanini Péres. Também participarão como painelistas: Dorval Henrique Ferrari, Conciliador Blumenau; Ana Maria Spessato, Conciliadora Tijucas; Mirela Emília Camara Bulegon, Conciliadora Balneário Camboriú; e Sarajane Candeia, Conciliadora e Instrutora Herval do Oeste.

Terceiro colóquio Esmesc

A coordenadora do Colóquio, Juíza Quitéria Péres, explica que o novo Código de Processo Civil completou seu primeiro aniversário, período ao longo do qual naturalmente surgiram muitas dúvidas e inquietações, além de dificuldades e conquistas. “Os relatos futuros, por ocasião dos próximos aniversários desse diploma legal, dependerão, em muito, das convicções semeadas no momento presente. De fato, o retrato social tem reclamado olhar mais amplo de modo a alcançar novos horizontes outrora não vislumbrados. Uma nova cultura mais pacificadora e menos adversarial pressupõe tempo para sua assimilação e legítima consagração. Tempo que, por sua vez, há de ser gradativamente menor na medida em que mais consciente e comprometida for a postura como operadores do Direito em relação à busca pela verdadeira resolução do conflito. A efetividade dessa premissa está diretamente ligada à humanização das relações humanas e sociais”, assinala.

O evento é aberto a toda a comunidade, aos alunos e ex-alunos da ESMESC, professores, profissionais e estudantes e prevê declaração com carga horária de 4 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 17 de novembro de 2017 no site da Escola (www.esmesc.org.br).