Blog do Prisco
Notícias Últimas

“vamos passar esse País a limpo”, diz Mariani

Encontro do PMDB Mulher em Joinville discute propostas da sigla para plano de governo

Mais de 500 mulheres, dos 20 municípios da região norte do estado, participaram do segundo encontro macro regional, promovido pelo PMDB Mulher estadual, neste sábado (20), em Joinville. O objetivo do PMDB é ouvir as demandas da sociedade e colher propostas para o plano de governo da sigla, em 2018. “O Brasil nunca mais será o mesmo. Vivemos um momento difícil, mas não vamos perder o espírito de luta do PMDB catarinense, que é exemplo. Se queremos construir propostas, temos que ouvir a sociedade. É pela política que nós vamos passar esse País a limpo. Vocês mulheres são fundamentais nessa caminhada”, disse o presidente estadual do partido, deputado federal Mauro Mariani.

Na mesma linha, a presidente do PMDB Mulher estadual, deputada Ada De Luca, defendeu a maior participação da mulher, citando como exemplo o presidente de França, Emmanuel Macron, que tem 50% de mulheres em seu governo. “Nós somos a mudança, nós estamos conquistando espaços não só em Santa Catarina, mas, no mundo. Nós temos que ter participação. Precisamos ser a mudança que queremos ver e só depende só nós”, destacou.

PMDB Mulher Joinville
Presidente do PMDB Mulher lembra que o novo governo na França tem 50% de mulheres

A deputada Dirce Heiderscheidt ressaltou a importância do evento para garantir a participação das mulheres nos processos de discussão e construção partidária. “Espero que este evento seja um incentivador para todas, que vocês possam replicar em seus municípios”, disse.

DOUTOR ULYSSES

Presidente da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Carlos Chiodini, complementou os discursos reafirmando que a mudança se faz com participação. “É isso que o PMDB está oportunizando ao percorrer Santa Catarina e ouvir os diversos segmentos da sociedade. Vocês mulheres são fundamentais”, afirmou.

Ao falar do momento político do país, o ex-governador Paulo Afonso pediu que as mulheres não deixem de acreditar na política.  “Claro que a gente fica avalado, triste. Nós nascemos há 51 anos para fazer valer o direito democrático, por isso, nesse momento tão difícil, é preciso que a gente se mantenha firme”, disse.

ORGANIZAÇÃO

O encontro foi organizado pela coordenadora regional do PMDB Mulher e tesoureira do segmento, Cynthia Camargo Mariani, que mobilizou a região e agradeceu a participação de todas as cidades. “É com a participação de vocês que vamos construir um partido forte, com propostas efetivas para Santa Catarina”, ressaltou.

Entre as propostas colhidas no evento, as participantes priorizaram “a redução da desigualdade de gênero em todas as suas formas de preconceito, discriminação e violência contra a mulher; a ampliação das políticas públicas de combate ao assédio, que envolvam sistemas de acolhimento e ouvidoria; e a luta pelo compromisso de participação mínima de 30% dos cargos em comissão; entre outras. As mulheres também tiveram acesso às informações sobre os cursos de formação política da Fundação Ulysses Guimarães, apresentadas pelo secretário executivo, Chico Vargas.

O próximo encontro macro regional do PMDB Mulher acontecerá no dia 3 de junho, em Içara, com as regionais do Sul do Estado.

 O prefeito Udo Döhler justificou sua ausência devido a problemas de saúde. Também marcaram presença ao encontro as presidentes do PMDB Mulher na região, presidente municipais da sigla, prefeitos, vereadores, entre outras lideranças. 

Fotos Simone Sartori