A Holding SCPAr Parcerias & Negócios Estratégicos participa como expositora da edição de 2022 da Logistique – Novas Conexões Logísticas, de 31 de agosto a 1º de setembro, no Centro de Exposições Expoville, em Joinville, Santa Catarina. A expectativa é que, a exemplo das edições anteriores, que por três dias a cidade se transforme na capital catarinense da logística.
A SCPar é uma sociedade de economia mista que tem o Governo do Estado como único acionista, criada para gerar investimentos no território catarinense por meio de participações societárias ou pela celebração de contratos nos regimes de parcerias público-privadas ou de concessão de serviços públicos. Entre suas atribuições estão a gestão dos portos mercantes de Imbituba e São Francisco do Sul, e do porto pesqueiro de Laguna.
O diretor-presidente da holding, Alexandre Amim Salum Jr, diz que a feira [hoje consolidada como a maior feira de logística e negócios multimodais do Sul do Brasil] representa uma excelente oportunidade para a SCPar apresentar os diferenciais competitivos dos Portos de São Francisco do Sul, de Imbituba e de Laguna, todos administrados pelo grupo. “Nossa expectativa é a melhor possível, dado que o evento é uma oportunidade ímpar para a cadeia logística conhecer com maior profundidade os portos cuja administração é delegada ao Estado de Santa Catarina”, destaca.
Para se ter uma ideia na importância dos portos administrados pelo Estado para a economia catarinense, juntos os portos de Imbituba e São Francisco do Sul exportaram mais de US$ 4,262 bilhões entre janeiro e junho deste ano. Se analisada a Corrente de Comércio, que é a soma das importações e exportações, o valor salta para US$ 8,681 bilhões. Os números são da Secretaria de Comércio Exterior/Ministério da Economia.
O Porto de São Francisco do Sul também aparece no ranking da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) com a sétima colocação no ranking de movimentação geral de cargas, enquanto o Porto de Imbituba tem a maior profundidade natural dos portos do Sul do Brasil. “Diante disso, a feira se torna uma vitrine diferenciada para que os portos catarinenses apresentem ao mercado a sua versatilidade e a sua eficiência operacional”, arremata Alexandre Salum.
O diretor da Logistique Leonardo Rinaldi destaca a importância da parceria com a SCPar, que além de levar a realidade dos portos catarinenses para o evento, vai agregar diversificação aos conteúdos que serão apresentados nos três dias do evento, participando da programação do seminário que acontece paralelo ao evento.