O deputado estadual Ivan Naatz (PL) , atual líder em exercício do governo na Assembleia Legislativa , e que acompanha a situação das chuvas no Estado desde seu escritório regional em Blumenau , defendeu e parabenizou, neste domingo, o governador Jorginho Mello pela atitude de autorizar, mesmo sob força policial, o fechamento das comportas da barragem Norte , de José Boiteux, a maior estrutura de contenção de cheias no Vale do Itajaí. Em vídeo divulgado via redes sociais, observou que falava, principalmente , como morador de Blumenau, que desde jovem sofre e acompanha a situação das enchentes na cidade, debatidas também desde que era vereador.
Naatz destacou ainda como corajosa a decisão do governador em defesa da segurança da população em geral e acentuou que não é culpa deste ou dos governos anteriores a resolução final para o caso desta e das demais barragens do Alto Vale, mas sim de um processo político-ideológico interno entre os caciques das aldeias estabelecidas na áreas barragens. “São sete aldeias e sete caciques diferentes em conflitos de poder interno envolvendo, inclusive apoio da Funai. Um ciclo vicioso que gera novas exigências e novos acordos por parte dos indígenas, a cada momento , dificultando o cumprimento por parte das autoridades”, afirmou.
O deputado também defendeu que a Policia Militar continue fazendo a segurança do local até que se chegue a um acordo definitivo e lembrou que deste seu primeiro mandato na Alesc, em 2020, já esteve visitando o local da barragem cobrando providências , além de ter realizado uma audiência pública , em maio de 2022 , em Rio do Sul também sobre o tema de alerta para melhorias na estrutura de todas as barragens de contenção de cheias do Alto Vale do Itajaí.
Na íntegra do vídeo abaixo – Deputado Ivan Naatz ( Divulgação).