Este artigo foi publicado na edição mais recente da Revista Cadernos de Gestão Pública e Cidadania, publicação científica da FGV, reconhecida internacionalmente pelo nível de excelência como escola de administração.
Ele foi fruto de um estudo de integrantes do grupo de pesquisa “Politeia – Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão”, liderado pela professora doutora Paula Schommer, da Esag/Udesc, referência no ensino e na pesquisa em administração.
“O interessante é que o objeto de estudo deste grupo de pesquisa foi a experiência instituída no primeiro ano do nosso primeiro governo aqui no sentido de dar mais transparência e com isso garantir impessoalidade (acesso ao serviço sem jeitinho, sem favor político, seguindo a ordem clara, preestabelecida), credibilidade e eficiência,” explica Napoleão Bernardes, ex-prefeito de Blumenau.
Ele informa, ainda, que a publicação aconteceu justamente agora, quando ele acabou de retornar de Paris. “Estive na ‘Ata Autoridade para a Transparência na Vida Pública’, oportunidade oriunda justamente do ousado e inovador programa de transparência na gestão pública que adotamos ao longo do nosso governo,” salienta o ex-prefeito.