Blog do Prisco
Coluna do dia

Angela Amin de volta

Ângela Amin de volta

Movimentação política de fim de ano deixa transparecer que a ex-prefeita de Florianópolis, Angela Amin (PP), já age como pré-candidata a novo mandato.

Muito embora os progressistas ainda preservem posições importantes na administração de Cesar Souza Junior (PSD), incluindo-se aí Edson Caporal, o secretário de Finanças, que é intimamente ligado a Angela; os sinais indicam que a aliança pode não ser renovada. Na cidade, crescem as vozes que pedem um choque de gestão.

Em reuniões e conversas reservadas, a ex-prefeita tem sinalizado que pretende voltar ao cenário político. Acrescentem-se aí as declarações do filho, João Amin, que é deputado  estadual e tem dito que vê o encaminhamento com bons olhos.

Reflexos

Evidentemente que uma candidatura de Angela Amin, em caso de vitória e retorno ao paço florianopolitano a partir de 2017, reforçaria as pretensões do marido, deputado federal Esperidião Amin, que pode disputar o governo do Estado ou o Senado em 2018.

De quebra, com a ex-prefeita no páreo, o projeto reeleitoral de Cesar Junior fica substancialmente enfraquecido. Os dois transitam na mesma faixa do eleitoral da Capital.

Outra ponta

Já a possível entrada da outra Angela, a Albino (PCdoB), no circuito (sob as bênçãos do PSD), atinge o deputado Gean Loureiro (PMDB). Feitas as contas, se as quatro candidaturas forem confirmadas, o quadro geral pode acabar favorecendo Loureiro.

Fora, Cunha!

Parlamentares de seis partidos (PCdoB, PSol, Rede, PT, PSB e PPS) foram ao STF. E protocolaram uma carta aberta aos ministros, pedindo o afastamento “cautelar” de Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados. Entre os catarinenses, Angela Albino (PCdoB) e Décio Lima (PT) subscreveram a peça.

Câncer

Deputada Ana Paula Lima (PT) liderou reunião da Comissão de Saúde da Assembleia que decidiu defender a produção da fosfoetanolamina, conhecida como cápsula contra o câncer, em Santa Catarina. Solicitação neste sentido será encaminhada à Secretaria de Estado da Saúde.

Apertem os cintos

Para 2016, as projeções na economia são tenebrosas. Pelo menos é o que têm repetido economistas e entidades empresariais. As prefeituras já estão preparadas para novos cortes, assim como o governo do Estado.

Fecam muda

A renúncia à prefeitura de Chapecó pelo então presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), José Cláudio Caramori, automaticamente alterou a diretoria da entidade municipalista. Esta semana, Caramori transmitiu o cargo ao 1º vice-presidente e prefeito de Taió, Hugo Lembeck, que fica à frente da Federação até a próxima eleição da diretoria, que está prevista para ocorrer em janeiro de 2016.

Sintomático

Mesmo estando completamente nu e com suas contas milionárias no exterior escancaradas, Eduardo Cunha ainda conseguiu 9 votos a favor no Conselho de Ética.

Pré-candidato

Reitor da Furb, João de Natel, é, por ora, o nome mais forte do PMDB de Blumenau para uma composição majoritária em 2016.

Retorno

Aldo Schneider, vice-presidente da Alesc, voltou esta semana ao trabalho, depois de uma breve licença médica. Saudado pelos colegas, virou alvo do bom humor do deputado Fernando Coruja, segundo quem, os maiores interessados na saúde de Aldo eram os suplentes do PMDB, como ele próprio.