Blog do Prisco
Notícias

Bancada catarinense solicita ao Ministro da Saúde pagamento de emenda de R$ 46 milhões

Durante reunião realizada na Casa d’Agronômica, na manhã desta segunda-feira (27) com o Ministro da Saúde, Ricado Barros, o governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) e o deputado Espiridião Amim (PP-SC), representando o Fórum Parlamentar Catarinense, solicitaram a liberação dos recursos oriundos da emenda de plenário aprovada em dezembro de 2015 no valor de R$ 46,3 milhões para procedimentos de alta e médica complexidade na saúde pública em Santa Catarina.

“Esses recursos permitirão o credenciamento de vários serviços pendentes do Estado como a radioterapia de Lages, leitos de UTIs, leitos de  reta-guarda,  que estão aguardando há muito tempo no Ministério da Saúde, bem como a revisão dos tetos financeiros dos hospitais prestadores do serviço do SUS”, afirmou a deputada Carmen.

Representantes de entidades médicas e hospitalares também relataram as dificuldades financeiras do setor. A deputada Carmen destacou que é preciso promover os credenciamentos da rede hospitalar com o Ministério da Saúde, para se tornarem aptos a receberem os recursos do orçamento da União para poderem atender a demanda do setor.

O ministro Ricardo Barros disse que as reivindicações são justas, mas que precisam ser conciliadas com a capacidade financeira da União. “Nesse ano de enorme crise fiscal está muito limitada. Vamos procurar avançar no sentido de premiar as boas práticas que estão aqui e corresponder a boa gestão que é feita em Santa Catarina com a complementação de recursos que, no momento em que a equipe econômica me permitir, serão liberados”, salientou o ministro.

Foto: Secom, divulgação