Blog do Prisco
Notícias

Caramori faz palestra sobre a relação da crise com os municípios

O Prefeito de Chapecó, José Caramori, palestrou  em Chapecó durante o 1º Congresso Catarinense de Contadores, Controladores e Secretários Públicos Municipais. Enquanto Prefeito, Presidente da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios) e Presidente da Amosc (Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina), Caramori abordou o tema: ‘O papel das Instituições Municipalistas frente à Crise’. “Nosso desafio é mudar o panorama econômico e financeiro dos governos municipais. Precisamos que os repasses acompanhem o crescimento das demandas transferidas aos municípios”, afirmou Caramori.

José Caramori palestra crise

O Prefeito mostrou indicadores reais da situação dos municípios catarinenses e disse que é preciso partilhar 10% da arrecadação do Confins, IOF e CSLL com os municípios, além de aumentar o percentual do poder público municipal na partilha da arrecadação do ICMS de 25% para 30%.

Caramori apresentou ainda as medidas de redução de custos visando o enfrentamento da crise anunciadas em julho pela Administração Municipal de Chapecó. Justificou com os índices da queda vertiginosa nas principais receitas (FPM, ICMs, IPVA e FUNDEB) e o aumento nas despesas e investimentos, sobretudo em saúde e educação.

Entre as medidas anunciadas estão a redução de comissionados e de funções de confiança; o retorno de servidores cedidos a outras instituições; a redução de contratos terceirizados, de alugueis, da frota de veículos, dos contratos de máquinas terceirizadas; retorno ao turno integral de trabalho (oito horas); redução do número de superintendências de cinco para três e a redução do salário do Prefeito e Vice-Prefeito em 30%, Secretários Municipais e Diretores em 15 % e Gerentes, Consultores Administrativos e Jurídicos em 10%.

A participação do Prefeito José Caramori no evento foi mediada pelo Presidente da Avesc, Valnir Scharnoski e pelo Presidente da Acamosc, Dianei Fortti.

Foto: Mauri de Oliveira, PMC, divulgação