Notícias Últimas

Deputado Sérgio, desembargadores, prefeito e vereadores fazem visita técnica em Naufragados

A iniciativa inédita foi motivada por uma emblemática luta pelo direito de permanência no local

Uma comitiva formada por desembargadores João de Nadal, Altamiro de Oliveira, prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini, vereador Maycon Costae e o deputado estadual Sérgio Guimarães (União) estiveram na praia de Naufragados, nesta terça-feira (06). Eles fazem uma visita técnica para avaliar a realidade da comunidade local, que luta pelo direito de permanecer nas terras. São 33 famílias que vivem há centenas de anos no local. O deputado estadual, Sérgio Guimarães, afirma que a data é muito importante para os habitantes da praia. “Vamos seguir lutando por esses moradores nativos de Naufragados e nada mais justo que eles ficarem no local para cuidar e preservar como sempre fizeram.” Destacou.

A moradora, Maria da Glória Ferreira lembrou da importância de receber essa comitiva na comunidade. “Esse é um momento que nunca houve em Naufragados e estamos gratos por essa oportunidade em que só queremos reafirmar a importância da nossa comunidade.”

O presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini, reforçou a importância da participação do judiciário nessas discussões e enalteceu a criação de uma comissão para acompanhar casos como o de Naufragados. “Isso mostra a sensibilidade do Judiciário e estamos aqui hoje para saber como a Câmara Municipal pode atuar na solução dessa situação.” Afirmou.

Após se reunirem, os representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo local e estadual visitaram diversos pontos da praia para confirmar os cuidados dos moradores com a área. Sérgio Guimarães já acompanha o dilema dos moradores desde 2019. Os moradores brigam na justiça pelo direito de permanecer nas terras. Decisão judicial exige a derrubada dos imóveis, após diversas manifestações, houve suspensão da medida.

De acordo com Guimarães, a intenção dos moradores da praia é tornar a área de preservação com manejo sustentável. A ideia de criar um parque municipal, tornaria os moradores responsáveis pela manutenção e preservação da área. Essa foi uma das defesas apresentadas durante a visita técnica.

Além das autoridades, juristas vinculados aos poderes participantes também acompanharam a comitiva como forma de conhecer os aspectos que podem contribuir para a constituição do pleito da comunidade.

Foto: Rodrigo Sampaio

Sair da versão mobile