Blog do Prisco
Destaques Notícias

Florianópolis deverá receber escalas de teste de cruzeiros marítimos na temporada de verão

O ministro do Turismo, Henrique Alves, voltará a Brasília com uma noção exata da importância dos investimentos que o Governo do Estado está fazendo no setor de Turismo, sintetizou o vice-governador Eduardo Moreira ao final da visita técnica do peemedebista nesta segunda-feira à tarde. “Ele viu a importância da duplicação da SC-403, que está em obras em parceria com o Ministério do Turismo, e a relevância de termos marinas. Quanto ao centro de eventos de Florianópolis, ele será uma ferramenta fundamental para acabar com a sazonalidade do setor. O Norte da Ilha de Santa Catarina não pode ter apenas o movimento da temporada de verão”, complementou.

Henrique Alves turismo de cruzeiros

O governador Raimundo Colombo acrescentou que o turismo já é responsável por 13% do PIB de Santa Catarina. Ele ainda lembrou a importância do turismo de negócios para atrair futuros visitantes ao Estado. “Essa modalidade acaba atraindo pessoas que vêm a trabalho para outras ocasiões e outras épocas do ano. São pessoas que se interessam pelo lugar e querem conhecer melhor a região”, frisou.

Mesmo tendo ficado admirado com as potencialidades do Estado, o ministro reconheceu que há muita coisa a ser feita. Faltam marinas, um equipamento turístico dos mais importantes para gerar emprego, renda. Não há aqui um pier que possa abrigar cruzeiros marítimos, que traz desenvolvimento. Reconheço a existência de problemas ambientais, mas eles precisam ser enfrentados com responsabilidade “, destacou Alves.

O turismo de negócios e a tecnologia, de acordo com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, são a receita de sucesso dos polos mais desenvolvidos do mundo e de Florianópolis. “Deve se espelhar nesse caminho, crescendo com responsabilidade e fazendo escolhas inteligentes”.

Ainda, conforme Lummertz, já está acertado com o Governo do Estado dividir os custos da batimetria das baías Norte e Sul e adequação dos custos do pier de Canasvieiras. “(Se os trabalhos forem feitos dentro dos prazos fixados), teremos duas escalas de testes já na próxima temporada de verão para cruzeiros, ampliando os serviços a partir de 2017. Pelo litoral catarinense passam cerca de 100 navios que poderão parar na Ilha de Santa Catarina, cada um com mais de 3,5 mil pessoas, que gastam, em média, US$ 100 por pessoa, num período de março a abril”, finalizou.

Foto: Jeferson Baldo, GVG, divulgação