Blog do Prisco
Coluna do dia

Fumaça branca

Durou duas horas. Das 14h às 16h desta terça-feira, 13, o governador licenciado Raimundo Colombo e o presidente estadual do PSD, deputado Gelson Merisio, conversaram amistosamente. E acertaram os ponteiros depois de um longo período de distanciamento e desavenças tendo como pano de fundo as eleições deste ano. Saiu a fumaça branca.

Enquanto Colombo vai conversar com Jorge Konder Bornhausen para azeitar o processo, Merisio falará com os prefeitos, que estão descontentes pela não realização do Fundam II.

Ou seja, começarão a atuar em sintonia, um ajudando o outro sob a perspectiva de estarem juntos na majoritária. O assunto intervenção, além de ficção, é coisa do passado. Possibilidade que até foi ventilada, mas já descartada há pelo menos três semanas. Está fora da pauta. Até porque, se houvesse a tal intervenção, ficaria muito ruim para Raimundo Colombo. Seria uma espécie de carimbo em sua atuação política, transparecendo que teria articulado para tentar tirar Merisio do caminho.

 

MDB fora da pauta

Outro assunto, o MDB, sequer entrou na conversa. Sobretudo porque há um sentimento de que o prefeito de Joinville, Udo Döhler, não renunciará e, portanto, ficará fora do páreo. Udo seria a única possibilidade de entendimento entre PSD e MDB, tendo como articulador o próprio Colombo. O novo momento do senador Paulo Bauer (PSDB), que será investigado por Caixa 2, também favorece os entendimentos entre os cardeais do PSD.

 

Com Kassab

Ontem, Gelson Merisio foi ao encontro do ministro Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD. Tinha como objetivo fazer o fecho deste novo momento de convivência com Raimundo Colombo e da unidade partidária.

 

Angela vice

Durante a convergente conversa entre Raimundo Colombo e Gelson Merisio, um dos temas em pauta foi a nominata majoritária. Evidentemente que os dois estão mapeados, com o governador decidido a renunciar e disputar o Senado. Em caso de o PSDB não fechar com este grupo, abre- se a possibilidade da ex-prefeita Angela Amin compor como vice de Merisio.

 

Perfil empresarial

Ao Senado, além de Colombo, o outro nome cogitado é o do empresário Ninfo Köenig, que é vereador pelo PSB em Joinville. Seria uma maneira de dar uma neutralizada na influência do prefeito Udo Döhler.

 

Região

Merisio vai estar em Jaraguá do Sul nesta quinta-feira, 15, fazendo a sabatina regional, série de roteiros que ele está cumprindo para interagir com lideranças em todo o Estado. À noite, Ninfo oferecerá um jantar ao pessedista, em Joinville. Sinal de que os laços vão se estreitando.  Nesta sexta-feira, o líder pessedista será sabatinado em terras joinvilenses, cumprindo mais um roteiro no Norte do Estado.

 

Eduardo não viaja

O governador em exercício, Eduardo Moreira, cancelou a missão à Coreia do Sul. O embarque estava marcado para o dia 22 de março, quando o presidente da Assembleia, deputado Aldo Schneider, assumiria o governo interinamente por 10 dias.  Ficou acertado que o parlamentar terá a oportunidade de ser governador interino por 30 dias. Mas depois das eleições de outubro. A agenda no país asiático tinha sido marcada pelo líder do PSD na Alesc, deputado Milton Hóbus.