Blog do Prisco
Notícias

Gestores se reúnem em Florianópolis para debater a Sistemática de Avaliação da Gestão Escolar

234 gestores educacionais das Gerências de Itajaí, Tubarão e Criciúma estão se reunindo nesta quarta e quinta-feira em Florianópolis para a primeira formação do curso Gestão Democrática e o Papel do Gestor. Focado na Sistemática de Avaliação da Gestão Escolar (Sage), o encontro visa formar todos os diretores da Rede Estadual entre os meses de março e abril.

Organizado pela Diretoria de Gestão da Rede Estadual (DIGR) e dividido em seis polos de abrangência, o curso esta sendo voltado para a reflexão dos processos democráticos que devem ser analisados e discutidos entre o diretor e toda a equipe escolar, bem como entre os colegiados correlatos à escola. “Além da interação entre os gestores, a análise dos dados da Sage e o compartilhamento de experiências, estamos promovendo oficinas pedagógicas e palestras que provocam o debate e a definição de metas para o acesso, permanência e êxito na educação dos nossos estudantes”, destacou a coordenadora de Gestão Escolar da SED Maristela Fagherazzi.

Nesta quarta-feira, 21, o encontro contou com abertura feita pela diretora da DIGR Marilene Pacheco que destacou a importância dos gestores e do trabalho de parceria com a comunidade. “A educação em Santa Catarina já esta colhendo os frutos do trabalho realizado pelos diretores que tiveram seus Planos de Gestão Escolares (PGE) escolhidos pela sociedade. Diretores e equipes técnicas tem realizado um ótimo trabalho sabendo dividir e desempenhar suas funções e contando com o apoio de toda a comunidade no processo pedagógico”, ressaltou.

Na sequência a equipe da diretoria apresentou também a palestra Sistemática de Avaliação da Gestão Escolar, onde foi destacada a importância da coleta e interpretação dos dados e apresentados levantamentos de informações coletados por meio do Sage em 2017.

Ainda durante a manhã as diretoras Glads da Silva Cunha dos Santos, da EEB Humberto dos Santos, e Claudiomara Mayer Wesing Cândido, da EEB Monsenhor Francisco Giesberts, fizeram uma apresentação dos programas de envolvimento com a comunidade realizada em suas escolas, e a importância do programa de avaliação da gestão escolar. ”Nós temos uma comunidade muito participativa e solidaria para com os projetos e administração da nossa escola. Este ano, graças às avaliações que fizemos em 2017, pudemos rever atitudes e metas. Diversos pontos serão melhorados e alterados para poder continuar aumentando a qualidade da nossa educação”, disse Claudiomara.  

Sistemática de Avaliação da Gestão Escolar

A Sage considera indicadores externos e internos que possam sinalizar à gestão escolar os avanços e retrocessos do período. Os resultados da Sage constituem-se em ferramentas fundamentais de planejamento, tomada de decisão e gestão dos processos escolares, possibilitando a partir de critérios de análise que considerem a realidade educacional a qual a escola se vincula. O objetivo principal da coleta de dados é subsidiar a elaboração de políticas públicas educacionais, visando à melhoria da gestão escolar pública.

Continuidade

Com os planos de ação em mãos e com a orientação dos mediadores da SED, cada gestor irá retornar a sua unidade escolar para, com a equipe gestora e conselho deliberativo, detalhar um plano de ações que será aplicado ao longo do ano com o acompanhamento da Regional de Educação.

“Buscamos também que as informações adquiridas nos cursos sejam replicadas, pelos participantes, nas Gerências e nas escolas favorecendo ainda mais a gestão democrática, participativa e com presença da comunidade escolar”, finalizou Maristela Fagherazzi.

POLO 1

Período de Realização: 21 e 22 de março de 2018

Local do Evento: Hotel Cambirela, Av. Marinheiro Max Schramm, 2199

Fone: (48) 3281-3100 – Estreito – Florianópolis SC

POLO 2

Período de Realização: 27 e 28 de março de 2018

Local do Evento: Hotel Cambirela, Av. Marinheiro Max Schramm, 2199

Fone: (48) 3281-3100 – Estreito – Florianópolis SC

POLO 3

Período de Realização: 04 e 05 de abril de 2018

Local do Evento: Hotel Cambirela, Av. Marinheiro Max Schramm, 2199

Fone: (48) 3281-3100 – Estreito – Florianópolis SC

POLO 4

Período de Realização: 10 e 11 de abril de 2018

Local do Evento: Treze Tílias Park Hotel – Rua Videira, 550

Fone: (49) 3537-0277 – Centro – Treze Tílias SC

POLO 5

Período de Realização: 12 e 13 de abril de 2018

Local do Evento: Treze Tílias Park Hotel – Rua Videira, 550

Fone: (49) 3537-0277 – Centro – Treze Tílias SC

POLO 6

Período de Realização: 18 e 19 de abril de 2018

Local do Evento: Balneário Camboriú