Blog do Prisco
Destaques Notícias

Governo erra novamente na estratégia de articulação política

Finalmente Dilma Rousseff admitiu que está com problemas, sérios, na articulação política de seu governo. O titular de direito da pasta responsável por essa área chama-se Pepe Vargas, mas o titular de fato é Aloizio Mercadante, famoso pela arrogância e falta de trato.
Como Vargas parece estar de férias em Brasília – não se ouve falar dele – e Mercadante ajuda a piorar a relação do Planalto com o Congresso, a presidente resolveu mudar.
Agora, a articulação política terá as participações de Eliseu Padilha (PMDB), Gilberto Kassab (PSD) e Aldo Rebelo (PCdoB)! Mercadante, claro, está mantido. Quanto a Pepe Vargas, não se sabe. Pode até ter sido demitido pela imprensa. Nem mesmo Dilma parece saber.
Como tudo que está ruim pode piorar, não seria de se estranhar que a geleia geral desande de vez. Quem vai articular, de fato, em nome do governo? Articulação é o chefe do Executivo orientando uma pessoa para negociar com o Parlamento. Ponto. O trio que chega para o novo desafio é heterogêneo. Perfis completamente diferentes, que refletem interesses muitas vezes diametralmente opostos inclusive no âmbito de seus próprios partidos. O Planalto parece disposto a colocar na praça uma nova versão do samba do crioulo doido.

Roberto Stuckert Filho

Foto: Roberto Stuckert Filho