Blog do Prisco
Notícias

Governo Federal no 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios

Representantes do Governo Federal envolvidos com os processos de transferências voluntárias de recursos estarão em Florianópolis, nos dais 28 e 29 de julho de 2015. Eles participam do 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios, promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, com a parceria do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Convênios – CEGMC e das Associações de Municípios.

fecam gestoresEm uma iniciativa pioneira no país, as entidades municipalistas buscam fortalecer o papel dos gestores municipais de convênios, abordando temas sobre os repasses de recursos originários das transferências voluntárias para o financiamento de obras e serviços, dando suporte aos municípios na busca de investimentos a serem aplicados no desenvolvimento local.
Com os recentes anúncios de cortes no orçamento da União, a participação do governo federal é de suma importância para orientar os municípios em como agir diante deste novo cenário.

PAC, Orçamento da União, cronograma de liberação de recursos das emendas parlamentares, programas de infraestrutura e mobilidade urbana, Rede SICONV e o papel do gestor municipal de convênios no processo de transferências voluntárias de recursos da União, são alguns dos temas debatidos no primeiro dia do evento.

Participam como palestrantes o Superintendente Executivo de Governo/Região Sul da Caixa Econômica Federal, Mario Augusto Pereira de Oliveira Júnior; o Gerente Nacional de Padrões e Normas de Engenharia da Caixa Econômica Federal, Sérgio Rodovalho Pereira; o Coordenador Técnico de Acompanhamento e Avaliação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Fernando Cesar Rocha Machado; o Secretário Executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Roberto Derziê de Sant”Anna, a Gerente de Projetos da Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Lúcia Maria Mendonça Santos e a Coordenadora Geral Substituta de Capacitação e Atendimento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão/ Rede Siconv, Regina Lemos de Andrade.

“Os palestrantes abordam temas que atendem ao objetivo proposto pelo Encontro. São diretores e executivos nacionais que atuam em Brasília e fazem parte de todas as etapas do processo de transferência de recursos, desde a composição do orçamento, a definição de programas, normas e padrões de apresentação de projetos até a liberação dos pagamentos”, explica a coordenadora do Escritório de Projetos da FECAM, Marli Burato.

O Encontro é voltado para gestores municipais de convênios, assessores de projetos, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, agentes políticos, secretários municipais, técnicos municipais, estudantes e demais profissionais envolvidos na captação de recursos e gestão de projetos financiados através de transferência voluntária de recursos dos governos federal e estadual. As inscrições estão abertas no site da Escola de Gestão Pública Municipal – www.egem.org.br.

Foto: reprodução