Blog do Prisco
Notícias Últimas

Indústria contribui com um terço do PIB de SC

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, disse que apesar da crise econômica, social, ética e política pela qual o Brasil está passando, o setor produtivo não se deixou contaminar pelo momento de incerteza e continua investindo, produzindo e gerando empregos. Ele apresentou um balanço econômico na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), nesta quarta-feira (10), em Florianópolis. “Sem dúvida, a Assembleia é um parceiro que nos ajuda a contribuir para a recuperação da nossa economia e para a geração de empregos”, afirmou. A iniciativa faz parte do projeto A indústria e o Parlamento, que tem o objetivo de estreitar o relacionamento entre o Poder Legislativo e o setor produtivo. 

Côrte ressaltou o apoio e a atenção que os pleitos da indústria têm recebido dos deputados. “Somos gratos pela atenção que os deputados e o parlamento catarinense dão aos pleitos do setor produtivo, particularmente para a indústria. Sabemos que nem sempre os projetos podem convergir, mas o importante é que nunca nos faltou atenção e resposta às demandas que apresentamos à Assembleia”, declarou.

Setor industrial contribui com um terço do PIB catarinense, diz presidente
Setor industrial contribui com um terço do PIB catarinense, diz presidente

Em relação aos números da economia catarinense, Côrte destacou que o Estado tem 52 mil indústrias e 766 mil trabalhadores. O setor responde por 35% do total dos empregos com carteira assinada em Santa Catarina, por 56% das exportações do Estado e tem uma participação de quase um terço na formação do PIB. “Santa Catarina apresenta índices que indicam o início do processo de recuperação da economia porque crescemos em produção industrial e em exportação. Na geração de empregos somos um dos Estados que mais criou vagas no primeiro trimestre do ano. Então, são dados extremamente positivos que nos levam a acreditar que, de fato, nos próximos meses devemos consolidar esse processo de crescimento”, avaliou.

O presidente da FIESC também resumiu as principais ações realizadas pela entidade e destacou o Movimento Santa Catarina pela Educação, que tem mais de 2,2 mil signatários, a Rede SENAI de Tecnologia e Inovação, formada por 10 institutos, que recebeu em 2016 aporte de R$ 23 milhões, além do Instituto SESI de inovação em tecnologias para segurança e saúde no trabalho. Na área de saúde e segurança, Côrte informou que no ano passado foram atendidos 429 mil trabalhadores, realizados 412 mil procedimentos odontológicos e aplicadas 418 mil doses de vacinas. Também foram atendidas mais de 500 indústrias em ações de internacionalização e concluídas 60 negociações coletivas.

Durante o encontro, os deputados destacaram a atuação da FIESC e a importância da indústria. O deputado Nilson Berlanda disse que enquanto o país passa por enormes dificuldades, Santa Catarina se sobressai. “Imagine quando a economia voltar a crescer. Parabéns pelo trabalho e pelos dados. Isso nos deixa motivados a cada dia que passa”, declarou. Darci de Matos destacou a importância da indústria e disse que a FIESC “tem uma atuação forte na defesa do setor industrial e não poderia ser diferente, atuando em tecnologia, inovação, incentivando e alavancando o setor econômico, defendendo e interagindo com o parlamento de forma excepcional”. Ele também destacou a importância da manutenção dos serviços prestados pelas entidades do chamado Sistema S, como SESI e SENAI. O deputado Manoel Mota disse que se Santa Catarina tem dado resposta na hora da dificuldade isso é fruto de um trabalho de organização e de investimento. “Como parlamentares, ficamos orgulhosos de ver o Estado despontando como um dos primeiros no País”, ressaltou. Para o deputado Altair Silva, “a FIESC criou uma marca que representa todos os catarinenses e o setor industrial. É a marca da inovação, que está sempre à frente do tempo”. Valdir Cobalchini, por sua vez, declarou que “a liderança de Côrte à frente da FIESC a faz ser uma entidade respeitada em todo o Estado, sendo também destaque entre as demais federações de indústria no país”. Jean Kuhlmann fez referência ao trabalho de toda a equipe da FIESC, liderada por Côrte, e ao trabalho do pai do presidente da FIESC, José Viera Côrte, que dá nome a uma escola em Blumenau. Também destacaram o trabalho da Federação os parlamentares Maurício Eskudlark, Natalino Lázare, Mario Marcondes e Kennedy Nunes.