Blog do Prisco
Destaques Notícias

Ministro visita Xanxerê, que decreta calamidade pública

O prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparini (E), assinou o decreto de Calamidade Pública depois do temporal que assolou a cidade. O documento ainda não chegou a Defesa Civil do Estado, que precisa homologar a decisão municipal. Posteriormente, o Ministério da Integração Nacional precisa reconhecer a situação para que a cidade tenha acesso a recursos mais rapidamente. As informações iniciais dão conta de que os prejuízos em residências, até o momento, superam os R$ 19 milhões, montante que pode ser alterado, dependendo da compilação de novos dados.
Durante a vistoria do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi (de terno na foto), ele ressaltou apoio durante o processo de reabilitação e reconstrução de Xanxerê. “Num segundo momento nós vamos trabalhar no sentido de fazer o restabelecimento da cidade, isso com energia, com limpeza das ruas, em parceria com a prefeitura. Temos muitas residências atingidas. Algumas com financiamentos da Caixa Econômica Federal, outras não têm o financiamento. Tem uma equipe da Caixa na cidade. Quero aproveitar para tranquilizar essas famílias. Vem o pessoal da seguradora para dar uma resposta emergencial. Vamos levantar os números das casas destruídas e estabelecer o número de reconstrução, através do Minha Casa, Minha Vida, como foi determinado pela presidente Dilma.” Disse.

GILBERTO OCCHI

OUTROS 29 MUNICÍPIOS ATINGIDOS

Após conversar com o prefeito, o secretário-adjunto de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli (D), e outras autoridades, o ministro, acompanhado de profissionais de Santa Catarina, realizou vistoria por alguns pontos da cidade. Occhi fica em Xanxerê até essa quarta-feira, 22. Além do Ministro, técnicos do Ministério da Integração Nacional estão na cidade para acompanhar a elaboração dos relatórios de danos. Profissionais do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), órgão vinculado à pasta de Occhi, também vieram de Brasília.

Xanxerê foi a cidade mais atingida, mas há outras municípios com problemas: Ipuaçu, Guatambu, Nova Itaberaba, Chapecó, Cordilheira Alta, Abelardo Luz, Coronel Freitas, Bom Jesus, Ouro Verde, São Domingos, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Concórdia, Lindóia do Sul, Alto Bela Vista , Ponte Serrada, Ipumirim, Passos Maia, Xavantina, Vargeão, Faxina dos Guedes, Peritiba, Seara, Aratuba, Presidente Castelo Branco, Jaborá, Itá, Arvoredo e Paial.

Foto: Janaína Mônego, SDR, divulgação