Blog do Prisco
Notícias

Na Serra, PMDB conhece demandas locais e mantém agenda com a sociedade civil organizada

Representantes dos setores produtivos da serra catarinense, do Hospital Seara do Bem, da Unifacvest, imprensa, dentre outros, conversaram e apresentaram suas principais demandas aos líderes do PMDB catarinense, nesta sexta-feira (1/9), em Lages e São Joaquim. A caravana do 15 em Movimento, liderada pelo presidente do PMDB, deputado federal Mauro Mariani, e pelo o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, está percorrendo todas as regiões do estado com o objetivo de fazer uma radiografia de Santa Catarina e construir o plano de governo para 2018.

Na região serrana, 26ª do roteiro peemedebista, a caravana também contou com presença dos ex-governadores, Casildo Maldaner e Paulo Afonso Vieira; da deputada estadual, Dirce Heiderscheidt; dos deputados federais, Celso Maldaner e Valdir Colatto; dos secretários de Estado da Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luiz Fernando Cardoso Vampiro e Carlos Chiodinhi, respectivamente; e do ex-prefeito Elizeu Mattos, entre outros.

Eduardo Moreira e Mauro Mariani. Ao fundo, Dirce Heiderscheidt e Carlos Chiodini
Eduardo Moreira e Mauro Mariani. Ao fundo, Dirce Heiderscheidt e Carlos Chiodini

Durante os eventos, Mariani destacou a proposta do PMDB de ouvir a sociedade. “Vivemos um momento político difícil, mas acredito que só vamos mudar o Brasil com política. E é isso que o PMDB propõe. Poderíamos ter ferramentas que analisassem as demandas de cada região, mas esse não é o nosso partido, não faz parte do espírito peemedebista. A gente tem tradição de ir até a base, de estar perto das pessoas”, comenta.

O vice-governador enfatizou a importância da serra catarinense para o desenvolvimento do Estado. “ O PMDB segue percorrendo o estado, ouvindo e debatendo as demandas locais. Aqui na região serrana destacamos o trabalho referência do Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages, e a contribuição da AMAP para o fortalecimento da economia. As demandas dos setores produtivos, como a alta carga tributária, os problemas de infraestrutura e os resultados positivos da descentralização também pautaram nossa agenda”, ressalta.

Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina (AMAP): Em São Joaquim, os líderes conversaram com representantes da Associação de Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina, representada por 2.800 produtores na maleicultura. No encontro receberam o detalhamento dos números de produção e as necessidades dos setor.

Saúde: O grupo também conheceu mais sobre o trabalho do Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages. O hospital foi fundado no dia 25 de dezembro de 1944, e realiza aproximadamente 6 mil atendimentos/mês. Os peemedebistas entregaram uma emenda de R$ 200 mil, do deputado Valdir Colatto.

 Educação: Ainda em Lages, a educação também recebeu a atenção da caravana. Os líderes estiveram na  Unifacvest, que é, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), o melhor centro universitário de Santa Catarina e o segundo melhor do Brasil. São 27 cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas e tecnologias.

ENCONTROS COM A BASE PARTIDÁRIA

Durante eventos partidários, a unidade e o fortalecimento do nome do deputado Mauro Mariani, para o projeto de candidatura ao Governo, em 2018, foi destaque em todos os discursos.

O ex-governador Paulo Afonso Vieira lembrou do diferencial do projeto 15 em Movimento. “Essa é a primeira vez que o partido vai até a comunidade para ouvi-la de forma diferenciada, para junto a ela construir um plano de governo”, disse.

 A história realizada pelo ainda MDB foi resgatada pelo presidente de honra Casildo Maldaner, que também destacou a importância da renovação partidária. “Os jovens têm o compromisso de fazer os próximos 50 anos do partido”, encerrou.

 Fotos: Simone Sartori