Blog do Prisco
Artigos

O sucesso e a cautela

A gestão pública é responsável, resumidamente, por empregar os recursos em benefício de toda a sociedade que, por sua vez, tem todo o direito e dever de cobrar serviços com cada vez mais eficiência, transparência e planejamento. Infelizmente, esta não é uma realidade em grande parte dos Estados. Pela crise que assolou o país nos últimos anos e, principalmente, pela gestão inadequada e displicente, muitas unidades federativas estagnaram, ou mesmo regrediram.

Dois levantamentos, divulgados em setembro, mostram que Santa Catarina está na contramão das adversidades. No estudo que foi realizado pela Macroplan, o Estado aparece líder em Desenvolvimento Econômico, por ter a menor taxa de desemprego, melhor distribuição de renda, menor porcentagem de pessoas abaixo da linha da pobreza e maior número de empregos formais. No ranking geral, Santa Catarina desponta em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo.

No Ranking de Competitividade dos Estados, relatório elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Santa Catarina aparece como o segundo Estado mais competitivo no país, novamente atrás de São Paulo. Merece destaque a evolução na pontuação catarinense, passando dos 74,3 em 2016 para 77,2 em 2017, enquanto a média nacional caiu de 50,2 para 47,9. Além disso, fomos agraciados com o Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Internacional, valorizando o trabalho que vem sendo realizado para elevar o nome do Estado no mercado externo.

Embora felizes com o reconhecimento, sabemos que ainda podemos melhorar em todos os aspectos e que este é só o começo. Essas avaliações são necessárias, principalmente, por mostrarem as áreas que carecem maior prudência. Não permanecer na zona de conforto é o primeiro passo na busca de desafios ainda maiores e soluções positivas e permanentes. Com trabalho sério, ouvindo as demandas da sociedade, com ferramentas de gestão que assegurem qualidade e transparência, conseguiremos resultados ainda mais perenes e prósperos.

 

Carlos Chiodini, Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de SC

 

Chiodini