Blog do Prisco
Coluna do dia

Pedaladas antes do impeachment

 

Pedaladas antes do impeachment

Novamente em clima bélico com o Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), revelou a interlocutores que está mudando a tática para dar andamento ao processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Aparentemente, ele desistiu de pautar o assunto já nesta semana, pretendendo esperar a decisão do Tribunal de Contas da União sobre as chamadas pedaladas fiscais – que abriram um rombo de R$ 40 bilhões no erário.

Cunha e líderes do próprio PMDB e da oposição querem evitar a pecha de “golpistas”. O TCU deve se manifestar sobre as pedaladas entre os dias 7 e 14 de outubro. A tendência é pela rejeição das contas presidenciais de 2014, ano reeleitoral.

A partir daí, estaria aberto o caminho para o impedimento. Há 31 solicitações de impeachment contra Dilma Rousseff, mas a que deve embasar as ações no Congresso é a do ex-fundador do PT, Hélio Bicudo, pedido também subscrito pelo renomado jurista Miguel Reale Júnior. Juridicamente, é a peça mais bem construída.

 

 

Desentendimento

Em Brasília, há quem diga que o governo da petista ainda não acabou porque o PMDB, pra variar, não se entende. Se os cardeais peemedebistas entrarem em sintonia, Dilma Rousseff terá muita dificuldade para ficar no cargo!

 

 

TJ julga Ronério

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina pautou para essa terça-feira o julgamento do ex-prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt (PMDB), no rumoroso caso da sorveteria Icequeen. O estabelecimento, de propriedade do peemedebista, foi erguido em cima de uma  via pública. Consta, nos autos, que também houve falsificação de lei para que os galpões da sorveteria fossem construídos.

 

 

Condenação

No primeiro grau, Ronério foi condenado por improbidade administrativa, devolução de área e tornou-se inelegível por oito anos (inclusive não podendo ocupar cargos públicos). O ex-prefeito recorreu ao TJ. Na corte superior, o desembargador Pedro Manoel Abreu relata o caso. O Ministério Público manifestou-se pela manutenção da sentença.

 

 

Reforço

Deputado Esperidião Amin peregrinou pelo Alto Vale do Itajaí no sábado. Em Rio do Sul, estrelou o ato de filiação do prefeito de Braço do Trombudo, Charles Schwmbach, que deixou as hostes do PT.

 

 

Auditores

O deputado Federal Décio Lima, participou, no Estado do Espírito Santo, de sessão solene promovida pela Assembleia capixaba sobre a importância do Auditor Fiscal no Fortalecimento do Estado. Na oportunidade, o catarinense palestrou sobre a PEC 186, de sua autoria, que tem como objetivo fortalecer o Fisco, garantindo autonomia orçamentária e o combate a Sonegação Fiscal.

 

 

Quem quer dinheiro

O governo do Estado de Santa Catarina está distribuindo uma nova remessa de recursos que vão beneficiar as áreas da educação, saúde e agricultura na Serra. No total, serão distribuídos R$ 1,5 milhão, recursos que contemplarão os municípios de Anita Garibaldi, Correia Pinto, Palmeira e São José do Cerrito.

 

 

Top Turismo

A ADVB premia, na terça-feira, (em evento no Parque Beto Carrero World, as organizações destaques na atividade turística no Estado. Os melhores cases, que receberão o Top Turismo 2015, são da Acatmar, Ampe Brusque, Centrosul, Avip Pomerode, Sebrae/SC, e das prefeituras de Água Doce, Florianópolis, Lages e São Francisco do Sul. No evento, a entidade também presta homenagem in memoriam a Luiz Henrique da Silveira, considerado grande incentivador do turismo catarinense.