Blog do Prisco
Notícias

Planos de Saúde: Carmen Zanotto defende parecer sem perder foco no usuário

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) disse nesta terça-feira (08) que o relator da comissão especial que debate mudanças nos planos de saúde, Rogério Marinho (PSDB-RN), terá uma tarefa “árdua” para construir, por meio do debate com todos os segmentos, um parecer que possa criar um modelo de plano que contemple todas as demandas, “sem perder de vista as necessidades dos usuários”.

“A tarefa é muito difícil, porque o relator terá de agregar ao parecer 139 projetos que tratam desde a incorporação de novas tecnologias e insumos para todas as patologias, especialmente para tratamento do câncer, inclusão das ações de prevenção, reajuste dos planos de saúde a judicialização, além de ressarcimento ao SUS”, explicou a parlamentar.

Na avaliação de Carmen, só com a continuidade dos debates é que se poderá ter uma maior clareza de qual modelo de plano de saúde o País vai querer para a população: “Vamos aguardar qual a diretriz que o relator irá adotar”, argumentou a deputada, que é integrante do colegiado e autora do requerimento da audiência de hoje que discutiu a questão, com a participação, inclusive, do Instituto Oncoguia, organização não governamental fundada por um grupo de profissionais de saúde e ex-pacientes de câncer.

Relatório

A previsão é de que Marinho faça a apresentação do relatório na comissão até o final deste mês de agosto.

Antes disso, Carmen Zanotto acredita que até lá o colegiado deverá receber ainda várias contribuições. “É necessário que antes da apresentação [do parecer] possamos ter um relatório prévio para fazermos nossas considerações, em função da magnitude dessa proposta”, finalizou a parlamentar.

 

Fotos: Robson Gonçalves/PPS