Blog do Prisco
Destaques

Polarização do debate

Com o retorno de Gelson Merísio à presidência do PSD catarinense e a ascensão de Silvio Dreveck (PP-foto de capa) ao comando da Assembleia, está formado o cenário para a polarização do debate político em Santa Catarina, unindo essas duas forças em contraponto ao PMDB (do vice-presidente da Alesc, Aldo Schneider – foto interna). Uma reedição do passado.

aldo mal súbito

PSD e PP têm as mesmas origens e rivalizavam com o MDB nos tempos de Arena. É evidente as duas siglas estarão juntas em 2018. Explica-se: mesmo com toda sua história política e liderança, o ex-governador Esperidião Amin não terá mais argumentos para defender novo projeto solo em 2018. Os progressistas ficaram 15 anos fora do governo após duas candidaturas do próprio Esperidião e uma da mulher, a ex-prefeita Angela Amin. Sem sucesso nas três tentativas (2002, 2006 e 2010).

Não foi por acaso, ainda, que o PSD praticou o gesto na Capital, indicando o vice de Angela após Cesar Junior desistir da reeleição. Faltaram pouco mais de mil votos para a vitória, sinal de que os pessedistas pegaram junto contra uma coligação de 15 partidos. Daqui em diante, será PSD e PP contra PMDB no debate político do Estado.