Blog do Prisco
Notícias Últimas

Rede elétrica defasada atrasa desenvolvimento da agricultura

“Hoje é impossível um produtor fazer um silo funcionar com um motor monofásico”

Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, deputado Natalino Lázare, voltou a defender a necessidade de modernização, com urgência, da rede de eletrificação rural, durante reunião do colegiado nesta terça-feira, 18, no plenarinho da Alesc.

“Hoje é impossível um produtor fazer um silo funcionar com um motor monofásico,” alerta o parlamentar, salientando que a rede monofásica, arcaica, precisa ser substituída pelo sistema trifásico, que tem capacidade de abastecer os equipamentos agrícolas modernos.

Natalino Lázare rede rural
Equipamentos modernos exigem rede trifásico para funcionar adequadamente

“A realidade no campo é a seguinte: para ligar um equipamento de produção, o agricultor fica sem luz em casa ou em outras benfeitorias de sua terra e muitas vezes tem que sair de casa para religar a energia, faça chuva, faça sol, seja quente, seja frio, seja dia ou seja noite. É um sofrimento inaceitável, sem falar nos prejuízos econômicos” criticou Natalino. O assunto, frisou o deputado, será debatido em reunião específica da Comissão de Agricultura e também junto à direção da Celesc no governo do Estado.

A proposta tem o apoio do secretário-adjunto de Agricultura do Estado, Airton Spies. Os dois conversaram sobre diversos temas depois que foi encerrada a reunião da comissão de agricultura.

DEBATE

No dia 9 de fevereiro, o deputado foi à tribuna da Alesc para pedir ao governo do Estado e à Celesc atenção ao tema. E também para anunciar a formalização de expediente neste sentido e que foi encaminhado ao governador Raimundo Colombo e ao presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina, Cleverson Siewert. Naquele dia, foi anunciado um financiamento de US$ 345 milhões da Celesc junto ao BID. Recursos que devem ser aplicados justamente nos projetos de expansão da empresa, mas que, até segunda ordem, não contemplam a eletrificação rural.

MILHO

Outro tema que preocupa o presidente do colegiado é o preço do milho. Santa Catarina registrou super safra do grão em 2017. “Temos que continuar vigilantes. O governo federal precisa fazer estoques reguladores para não prejudicar nenhuma das partes da cadeia produtiva e nem permitir desabastecimento,” advertiu ele. Natalino lembrou que pleito neste sentido foi entregue, em mãos, ao ministro da Agricultura, quando da solenidade de abertura da Festa Nacional da Cebola, em Ituporanga.

EXTENSÃO RURAL

A interrupção dos projetos de assistência técnica e extensão rural desenvolvidos pelo extinto Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) em Santa Catarina foi o principal tema da reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (18). Conforme o deputado José Milton Scheffer (PP), que trouxe o assunto à comissão, tais projetos começaram a ser desenvolvidos por meio de chamadas públicas para assistência técnica e extensão rural (Ater), iniciadas pelo MDA em 2013.

Participaram da reunião os deputados Padre Pedro Baldissera (PT), Dóia Guglielmi (PSDB), Altair Silva (PP) e César Valduga (PCdoB), além superintendente federal do Mapa em Santa Catarina, Jacir Massi.

Foto: Jonas Campos / Agência AL