Blog do Prisco
Notícias Últimas

Schneider toma posse como presidente da Alesc

O deputado Aldo Schneider (PMDB) reforçou seu compromisso com a eficiência e a economia de recursos públicos na gestão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Ele tomou posse na tarde desta terça-feira (6) como o 49º presidente do Parlamento estadual no período republicano e ocupará o cargo até 31 de janeiro de 2019.

A chegada de Aldo à Presidência foi possível graças à renúncia de Silvio Dreveck (PP), ocorrida também nesta terça, como parte do acordo político entre PP e PMDB para a divisão da chefia do Legislativo no biênio 2017-2019. Silvio foi eleito por unanimidade para a 1ª Vice-Presidência, que era ocupada por Aldo.

Aldo Schneider assumiu como o 49º presidente do Parlamento estadual - foto>Solon Soares, divulgação
Aldo Schneider assumiu como o 49º presidente do Parlamento estadual – foto>Solon Soares, divulgação

As dependências da Assembleia estava lotada de correligionários, principalmente de autoridades dos municípios do Vale do Itajaí, base eleitoral de Aldo, com faixas parabenizando o novo presidente. Assim que adentrou ao plenário, ainda na leitura da Mensagem do Governador, foi bastante aplaudido,

Aldo fez vários agradecimentos durante seu discurso de posse. Fez questão de destacar a presença das autoridades de mais de 20 municípios do Alto e Médio Vale do Itajaí, que vieram acompanhar a sessão, além de nomes históricos de seu partido, como os ex-governadores Casildo Maldaner e Paulo Afonso, além dos presidentes dos diretórios municipais do PMDB e dos deputados Edinho Bez e Mauro Mariani. Os agradecimentos também foram estendidos a presidentes de outras legendas.

O novo presidente elogiou o trabalho de Silvio Dreveck à frente da Presidência e ressaltou o compromisso de manter a parceria na gestão da Assembleia. “Quero reforçar aos demais colegas desse parlamento meu compromisso com a valorização da atividade legislativa e com a representação popular dos nossos mandatos. Sou um convicto da importância do trabalho deste Parlamento como espelho político da sociedade catarinense”, declarou.

Aldo reforçou a necessidade de parcerias com os demais poderes para o atendimento dos anseios da população. “Nossa gestão vai reforçar a eficiência e economia de recursos. Desde 2011, devolvemos mais de R$ 300 milhões ao Executivo. Sabemos das dificuldades que a sociedade enfrenta e este Parlamento continuará fazendo sua parte para a superação dessas dificuldades.”

Sobre os trabalhos legislativos, ele manteve o compromisso de dar agilidade à tramitação dos projetos que são de interesse da população. “Na prática, vamos adotar um tom de trabalho que já começou a ser adotado há um ano, quando o deputado Silvio assumiu a Presidência”, reiterou.

Ao final do discurso, em meio a mais agradecimentos, Aldo lembrou dos problemas de saúde que  viveu no segundo semestre do ano passado. “Enfrentei uma grande batalha pela vida. Recebi apoio, orações que foram imprescindíveis. Quis o destino que eu me recuperasse e Deus me incumbisse de mais uma missão: corresponder à confiança de todos que acreditam na minha capacidade como homem público. Me empenharei ao máximo para fazer o melhor.”

Novo vice
Conforme esperado, Silvio Dreveck renunciou à Presidência e instantes depois foi eleito 1º vice-presidente com os votos dos 38 deputados presentes à sessão. Ele foi o único candidato ao cargo.“É a primeira vez na minha vida pública que renuncio a um mandato. É um pouco estranho, mas é para cumprir um acordo”, disse.

O novo vice-presidente também fez vários agradecimentos. Lembrou que o período em que esteve no comando do Parlamento foi marcado por muito diálogo com os demais membros da Mesa e os deputados. Destacou que a Assembleia deu sua colaboração para que Santa Catarina enfrentasse a crise econômica, além de enfatizar a importância do poder no atendimento dos pleitos dos municípios, em especial dos pequenos. “Foi um ano de muita produtividade e de muito aprendizado”, resumiu.

Os demais membros da Mesa da Assembleia prosseguem os mesmos. Além de Aldo e Dreveck, integram a Mesa o 2º vice-presidente Mario Marcondes (sem partido), o 1º secretário Kennedy Nunes (PSD), 2ª secretária Dirce Heiderscheidt (PMDB), 3ª secretária Ana Paula Lima (PT) e 4º secretário Maurício Eskudklark (PR). O mandato deles também vai até 31 de janeiro de 2019.