Blog do Prisco
Notícias

Seminário Estadual sobre violência juvenil em SC reúne mais de 30 organizações

O Seminário Estadual “Violência contra a juventude em Santa Catarina” foi um sucesso de discussões e participação. O evento, organizado pelo ICJ (Instituto Catarinense de Juventude), reuniu mais de 30 organizações que ouviram e
participaram de debates sobre “Tráfico de Drogas e Violência”; “Segurança Pública e Redução da Maioridade Penal”; “Causas estruturais da violência”.

SEMINÁRIO VIOLÊNCIA INFANTIL    Livro inédito

Durante o Seminário, o ICJ fez o lançamento de um documento inédito em Santa Catarina, o livro “Vozes da juventude catarinense: rodas de conversa”. A obra traz relatos, vozes e gritos da juventude catarinense. Ao longo de 2014, colaboradores do Instituto realizaram 45 rodas de conversa em 15 cidades, com um único objetivo: escutar os jovens e conhecer a realidade da juventude. “São cerca de 300 vozes que foram ouvidas, porém ainda há muitas vozes a serem ouvidas. Queremos fazer ecoar essas vozes”, comenta um dos autores da obra, Rodrigo Silva.

Causas estruturais da violência

“Porque ao invés de políticas para combater os efeitos, não podemos ter políticas para atuar nas causas?” A pergunta é do economista Ivo Marcos Theis, durante a palestra “Causas estruturais da violência”. “A violência aumentou e é preciso mais políticas públicas. O jovem negro é a grande vítima da violência no Brasil”, trouxe Theis.