Blog do Prisco
Destaques

Tebaldi defende nova tríplice

De passagem pela Festa do Pinhão, em Lages, o deputado Marco Tebaldi (PSDB) revelou qual o cenário que considera ideal para os tucanos catarinenses em 2018. Para que o senador Paulo Bauer (foto) realmente tenha chances de encabeçar a chapa em uma aliança forte (há quem defenda inclusive a chapa pura, algo que, convenhamos, no momento não parece a melhor opção para os tucanos), o caminho é a coligação com o PSD de Raimundo Colombo e Gelson Merisio e o PP do casal Amin.

O próprio Tebaldi reafirmou seu propósito de se empenhar pessoalmente para o desfecho desta equação com vistas ao pleito do ano que vem. Com o PMDB, avalia o parlamentar federal, o caminho é muito mais complicado, principalmente porque a turma do Manda Brasa desta vez não mostra a mínima disposição de abrir mão da candidatura ao governo.

Tebaldi, ex-prefeito de Joinville, tem no componente regional motivação extra para defender a nova tríplice. Hoje ele é um dos mais ferrenhos adversários do PMDB joinvilense. A cidade tem no comando o prefeito Udo Döhler, alternativa peemedebista para o ano que vem.

Quadro nacional

O deputado Tebaldi não cita, mas há, ainda, a questão nacional. Se o PMDB apoiar o PSDB no projeto presidencial, certamente exigirá contrapartidas estaduais, podendo incluir Santa Catarina no pacote. Sem contar o desgaste gerado pela permanência, claudicante, dos tucanos, incluindo o próprio Bauer, ao lado de Michel Temer.