Blog do Prisco
Coluna do dia

Temer e Moreira se reaproximam

O governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, esteve, na quarta-feira, com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. Posaram juntos para fotos e as notícias oficiais indicam conversas administrativas, tratando de recursos para Saúde e outras áreas em Santa Catarina.

Desde 2010 que não havia um contato mais próximo entre os dois. E ocorre exatamente no momento em que eles ensaiam candidaturas à reeleição. Já tem gente se perguntando se Temer e Moreira não selaram um pacto, superando o traumático episódio de quase oito anos atrás. Naquela eleição, o catarinense apoiou José Serra mesmo tendo Michel Temer, seu correligionário, como candidato a vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff.

Temer, que controlava o partido nacionalmente, chegou a anunciar que expulsaria Eduardo Moreira do MDB. Os bombeiros entraram no circuito e a ameaça não se concretizou, mas não houve mais clima de convivência entre os dois.

 

Águas passadas

O episódio pode ter sido superado. Também porque o outro postulante ao governo catarinense pelo Manda Brasa é Mauro Mariani. Deputado federal que votou pelo prosseguimento da segunda denúncia de Janot contra Temer no ano passado.

Evidentemente que, sob a ótica presidencial, Mariani distanciou-se muito do Planalto.

 

Recursos

Outro ponto de convergência atualmente entre Temer e Moreira é a questão administrativa. Os dois têm a caneta. O catarinense pode estar pegando uma carona na questão de liberação de recursos. Ali na frente, se o presidente realmente for à reeleição, o governador poderia ofertar-lhe o palanque em Santa Catarina.

 

STF se apequena

Fugindo à quase todas as expectativas, o STF acolheu o pedido de Hebeas Corpus de Lula da Silva nesta quinta-feira. Até o dia 4 de abril, quando os ministros devem julgar o mérito do pedido, a Justiça não pode prender o condenado em segunda instância, mesmo que seja esta a jurisprudência vigente hoje no país. Jurisprudência estabelecida pelo próprio STF.

Neste caso, todas as demais prisões em segunda instância permanecem. Somente Lula se beneficia. No que se supõe, sem medo de errar, que realmente ele está acima da lei, em mais um tapa na cara do povo brasileiro.

 

Paciente na UTI

O tiro ainda não foi mortal, mas se, no dia 4 de abril, o Supremo optar por manter o condenado solto, a Lava Jato estará ferida de morte. Por enquanto, a regra que estava valendo para todo mundo, não vale para o grão-petista. Mesmo depois de Sérgio Moro ter condenado Lula da Silva a 10 anos de prisão, pena aumentada para doze anos e um mês pelo TRF-4.

Suas excelências cederam às pressões. Se apequenaram, estão fazendo o jogo do poder. O STF está a um passo da desmoralização absoluta.

 

Advogado do PT

Em setembro, Dias Toffoli, que foi advogado Geral da União no governo Lula, advogou para o próprio e também para o PT, assumirá a presidência do Supremo. Alguém duvida de que daí vão mudar a jurisprudência na corte, sepultando a possibilidade de prisão depois da condenação em segunda instância e ferindo de morte a Lava Jato?