Blog do Prisco
Destaques

Temer e Moreira se reaproximam

O governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, esteve, na quarta-feira, com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. Posaram juntos para fotos e as notícias oficiais indicam conversas administrativas, tratando de recursos para Saúde e outras áreas em Santa Catarina.

Desde 2010 que não havia um contato mais próximo entre os dois. E ocorre exatamente no momento em que eles ensaiam candidaturas à reeleição. Já tem gente se perguntando se Temer e Moreira não selaram um pacto, superando o traumático episódio de quase oito anos atrás. Naquela eleição, o catarinense apoiou José Serra mesmo tendo Michel Temer, seu correligionário, como candidato a vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff.

Temer, que controlava o partido nacionalmente, chegou a anunciar que expulsaria Eduardo Moreira do MDB. Os bombeiros entraram no circuito e a ameaça não se concretizou, mas não houve mais clima de convivência entre os dois.

Águas passadas

O episódio pode ter sido superado. Também porque o outro postulante ao governo catarinense pelo Manda Brasa é Mauro Mariani. Deputado federal que votou pelo prosseguimento da segunda denúncia de Janot contra Temer no ano passado.

Evidentemente que, sob a ótica presidencial, Mariani distanciou-se muito do Planalto.

Recursos

Outro ponto de convergência atualmente entre Temer e Moreira é a questão administrativa. Os dois têm a caneta. O catarinense pode estar pegando uma carona na questão de liberação de recursos. Ali na frente, se o presidente realmente for à reeleição, o governador poderia ofertar-lhe o palanque em Santa Catarina.