Blog do Prisco
Coluna do dia

Trios do MDB

Desde o ano passado, o distinto público assiste as escaramuças de um trio emedebista. Três homens, um objetivo. Conseguir a indicação para ser o candidato ao governo pelo maior partido do Estado.

O trio atual é formado por Mauro Mariani, deputado federal e presidente da seção Barriga-Verde do Manda Brasa; Eduardo Pinho Moreira, governador em exercício e emedebista de quatro costados; e Udo Döhler, um dos empresários mais bem sucedidos de Santa Catarina e prefeito reeleito da maior cidade catarinense.

Como só há uma vaga, dois deles ficarão pelo caminho. Considerando-se o fator idade, pode ser a última chance de Moreira e Udo. Mariani ainda tem perspectivas relativamente ao pleito de 2022.

Mas o MDB tem outro tio. Que reúne as condições para encarnar o futuro do partido. São eles: Volnei Morastoni, prefeito reeleito de Itajaí, Aldo Schneider (presidente da Alesc, que enfrenta bravamente um câncer) e o deputado estadual e secretário de Desenvolvimento Econômico e Social (demissionário), Carlos Chiodini. São nomes consistentes e que estão se destacando, cada um ao seu estilo, nas frentes aonde atuam. Olho neles!

 

Décio na majoritária

O deputado federal, Décio Lima e a deputada estadual, Ana Paula Lima, reuniram mais de 700 lideranças de 94 municípios do Vale do Itajaí, em Blumenau, para conversar e ouvir a base do mandato sobre as eleições de 2018. Décio colocou seu nome como pré-candidato ao governo ou Senado e afirmou que o PT está mais vivo do que nunca para apresentar um projeto de governo para Santa Catarina.

 

Alternativa

Outro nome que o PT pode lançar para a cabeça de chapa – o partido tenta sair do isolamento – é o do desembargador Lédio Rosa. O magistrado já requereu a aposentadoria. Foi convidado a disputar o pleito deste ano pela sigla de Lula da Silva. Está examinando.

 

Fim das ADR’s

O deputado Doía Guglielmi, líder da bancada do PSDB na Assembléia Legislativa, considerou positivo o ato do governador em exercício Eduardo Pinho Moreira, anunciando  a extinção de 15 secretarias regionais. O tucano, contudo, observou que continuará defendendo o fechamento geral destas unidades em todo Estado.

 

Brasil 200

Movimento Brasil 200 terá lançamento estadual dia 6 de março, na sede da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul.  O empresário Giuliano Donini, presidente da ACIJS, confirma a vinda de Flávio Rocha, coordenador da iniciativa, para a apresentação das propostas do manifesto em Santa Catarina, a convite da entidade, e da ACIJ (Joinville) e ACIB (Blumenau).

 

Riachuelo

 O Brasil 200 é um movimento sem vínculos partidários e que propõe uma agenda de desenvolvimento para o País. Foi apresentado oficialmente no dia 17 de janeiro, a partir da leitura de um manifesto nacional, tem como fundador e principal liderança o empresário, CEO da rede varejista Riachuelo

 

Juventude

Outro prefeito de cidade estratégica que pode renunciar, e parece disposto a isso, é Napoleão Bernardes. Entregaria a loura Blumenau a Mário Hidelbrandt, do PSB, partido liderado no Estado por Paulo Bornhausen. Emblemático.