Blog do Prisco
Notícias Últimas

Um fundo para o desenvolvimento do Planalto Norte

Deputado Mauro Mariani discutiu detalhes do projeto com o vice-governador Pinho Moreira e o secretário estadual Carlos Chiodini

Avança a criação de um programa de desenvolvimento para o Planalto Norte. O deputado federal Mauro Mariani encontrou-se com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira e com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, para discutir detalhes da criação de um fundo para financiar projetos para a região. Os recursos viriam por meio de um plano de manejo para a supressão e venda da madeira de reflorestamento da Floresta Nacional de Três Barras. O fundo também seria voltado para o reflorestamento da mata nativa e a manutenção das unidades de conservação do ICMBio em Santa Catarina. 

O programa deve ser formalizado por meio de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal
O programa deve ser formalizado por meio de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal

O programa deve ser formalizado por meio de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal, que é responsável pela Flona, onde o volume de madeira existente é superior a 400.000 mts³ de árvores plantadas desde 1945. “São árvores antigas que estão morrendo, pois já passaram do tempo de corte. Um problema que poderia virar a solução para alavancar a economia da região”, avaliou o deputado. 

“Poderia ser uma espécie de Fundam para o Planalto Norte, que teria a economia impulsionada”, destacou Chiodini, cuja secretaria está fazendo os estudos jurídicos para o convênio. 

Enquanto o projeto avança, Mariani pede o apoio e a mobilização da região, por meio dos empresários, das associações e comunidade.  “Seria importante promover seminários para saber da opinião dos segmentos sobre o tema e sua importância para a economia regional”.

foto> Marcelo Tolentino