Blog do Prisco
Notícias Últimas

Varejo em SC cresce 15,7% e lidera no país

Variação em 12 meses é a mais alta desde dezembro de 2004

 

Na dianteira do varejo nacional, Santa Catarina fechou o mês de novembro com o maior volume de vendas do país (15,7%), na comparação com o mesmo mês de 2016, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (9) pelo IBGE.  Em termos de receita nominal, a variação foi positiva em 13,9%.  Na passagem do mês, a alta foi de 1,7%.

O resultado é bastante significativo no acumulado de 12 meses. No período, o volume de vendas do varejo restrito (sem atividades de material de construção e veículos) avançou 12,4%, acima do mês anterior (11,4%). Esta foi a taxa mais alta desde dezembro de 2004 e também o melhor resultado do país. De dezembro de 2016 a novembro de 2017 a receita nominal cresceu 12,6%.

 “As vendas do período de Black Friday empurraram a recuperação do setor no mês de novembro. O comércio catarinense vem registrando sólida tendência de recuperação, com bons índices há 13 meses seguidos. O mercado interno consolidado, aumento da disponibilidade de crédito, queda nos preços dos alimentos e a retomada do emprego e renda criaram um cenário econômico mais propício ao consumo, estimulando as vendas do comércio”, analisa o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.