Blog do Prisco
Notícias

32ª Feira do Livro de Florianópolis abre espaço para divulgar escritores locais

Da minha terra, das minhas coisas: poemas, da escritora Jane Philippi, e Cruzeiros marítimos: surpresas, descobertas e riquezas culturais, do jornalista Moacir Pereira, são duas obras da Dois Por Quatro Editora, de Florianópolis, com lançamento programado para o próximo dia 14 de dezembro, a partir das 17h, durante a feira do livro, que vai de 13 a 23 deste mês, das 9h às 20h, no Largo da Alfândega, no Centro. O evento é promovido pela Câmara Catarinense do Livro (CCL), com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

 

SÃO JOSÉ

Este é o terceiro livro da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Jane Philippi, o primeiro no gênero poesia. Na primeira parte da obra, a autora faz uma homenagem à terra natal, São José, e deixa transparecer sua preocupação com a deterioração dos valores culturais e naturais da cidade. Na segunda parte, traduz a passagem de sua existência no tempo-espaço, pelas relações humanas, seu entorno, cidades visitadas, suas bandeiras e as emoções do seu universo singular e ressalta também nos seus versos os sentimentos simples, que convivem com brados feministas e femininos. “Tudo isso numa linguagem saborosa, desentranhada de suas memórias e de sua rica cultura”, destaca Giana de Souza, presidenta do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São José, responsável pelo prefácio do livro.

De acordo com o editor Valmor Fritsche, Jane Philippi nos conta, em textos, fotografias e pinturas, de fatos e lugares repletos de beleza e poesia e convida o leitor a uma viagem encantadora recriada no universo de sua memória afetiva. Desde 2011, a autora ocupa a Cadeira 2 da Asajol (Academia São José de Letras). Como ela mesma relata na apresentação do livro, iniciou sua carreira com um único poema, ainda na infância, e parou por aí. Só voltaria a escrever poesia cinquenta anos depois. Foi guardando uma folha aqui, outra acolá, até que, quando viu, tinha um livro.

CRUZEIROS MARÍTIMOS

Com quase 50 títulos publicados, o jornalista Moacir Pereira, fundador e ex-professor do Curso de Jornalismo da UFSC, lança agora seu livro de estreia pela Dois Por Quatro Editora, Cruzeiros marítimos: surpresas, descobertas e riquezas culturais, ricamente ilustrado, que traz o relato de uma viagem pelas Ilhas Britânicas, num roteiro que percorreu Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e República da Irlanda, com direito a uma escala na ilha de Guernsey, na Normandia, e em Le Havre, na costa norte da França. O transatlântico Crown Princess zarpou de Southampton, a 112 quilômetros de Londres, porto de onde partiu há 105 anos o Titanic, a primeira e maior tragédia marítima do século passado.

Talvez ainda sob o impacto da longa greve dos professores estaduais em Santa Catarina, em 2011, encerrada poucos dias antes da viagem, o jornalista tenha dado uma atenção especial ao tema da educação nas suas observações, destacando lugares que ostentam instituições de ensino seculares, reconhecidas por sua qualidade e por formar grandes nomes da ciência e das letras, universalmente famosos, como Charles Darwin ou James Joice.

Um declarado fã dos cruzeiros, o autor incentiva o leitor a colocar o “pé na estrada”. E relembra o ensinamento do antigo professor Manoel Lobão Queiroz na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina: “Quer enriquecer, viaje, viaje muito. Se não puder viajar, leia livros, muitos livros”. Um saber alicerçado na mensagem de que o único patrimônio inacessível aos ladrões é o cultural, aquele aprendido nas escolas, gravado na memória em viagens e preservado com leituras.

Feira do Livro 2

VELHO CONTINENTE

Como destaca no prefácio da obra o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, “ao folhear as páginas desta publicação, o leitor se transporta automaticamente para o velho continente e tem acesso, com riqueza de detalhes, às nuances do que representa fazer uma grande viagem e impregnar-se de conhecimento que tais deslocamentos podem oferecer. O texto destila pitadas de conhecimento, citações de diferentes linhas de pensamentos, além de experiências prévias e vividas durante a rota. A descrição vem do experiente jornalista com vocação inarredável de meticuloso repórter que assimila todas as informações disponíveis em uma viagem, valoriza os registros históricos e a arte, seja na arquitetura, na música, ou na literatura e entende a relação próxima que tais manifestações têm com o turismo. Moacir Pereira faz um relato fiel de tudo o que envolve uma esperada viagem em um cruzeiro marítimo. Desde a expectativa com o novo às surpresas do percurso. Faz o leitor se sentir próximo aos acontecimentos, transportar-se para os destinos citados com pensamento fértil e aguçada imaginação. Naturalmente, incentiva o leitor a correr para o computador ou para uma agência de viagens para fechar um pacote turístico semelhante. Boa leitura, ou melhor, boa viagem!”.

Feira do Livro

SERVIÇO

 

Lançamento do livro Da minha terra, das minhas coisas: poemas

Autora: Jane Philippi

Data: 14 de dezembro. Horário: 17h. Local: Largo da Alfândega, Centro.

Editora: Dois Por Quadro. Ano: 2017. Número de páginas: 104. Formato: 15 x 21 cm.

ISBN 978-85-69609-12-4

 

Lançamento do livro Cruzeiros marítimos: surpresas, descobertas e riquezas culturais

Autor: Moacir Pereira

Data: 14 de dezembro. Horário: 19h. Local: Largo da Alfândega, Centro.

Editora: Dois Por Quadro. Ano: 2017. Número de páginas: 132. Formato: 24 x 24 cm.

ISBN 978-85-69609-13-1