Blog do Prisco
Coluna do dia

Aécio na dianteira

Aécio na dianteira

O Instituto Paraná realizou pesquisa nacional, com 2.085 eleitores, entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro. Em 170 municípios, distribuídos em 25 Estados, os pesquisadores foram a campo para identificar o quadro sucessório presidencial. E descobriram que na estimulada, o tucano Aécio Neves, provavelmente ainda surfando no recall do pleito de 2014, lidera as intenções de voto com  34,2% da preferência. Ele é seguido pela ex-senadora Marina Silva, com 19,7%. Em terceiro, surge o ex-mito Lula da Silva, alcançando 17,1% das indicações.

Quando o candidato tucano é Geraldo Alckmin, Marina Silva passa a liderar a corrida, atingindo 24,3% dos entrevistados. O governador paulista tem 22,6% (diferença que fica dentro da margem de erro) e Lula da Silva fica com 18,2%. Em um terceiro quadro, aparece como opção do PSDB o senador José Serra. Neste contexto, ele obtém leve vantagem (dentro da margem de erro) sobre Marina. Serra tem a preferência de 25,5% do eleitorado, contra 23,8% que escolheram Marina Silva. Já Lula da Silva estaciona nos 17,7%.

 

 

Rejeição nas alturas

Quanto à rejeição, Lula da Silva está num patamar que inviabiliza qualquer pretensão de vitória. São 61,2% os que não “votariam nele de jeito nenhum”. Já Aécio Neves está com menos da metade da rejeição, atingindo 30,6% neste quesito. A pesquisa tem margem de erro de 2%.

 

 

Nunca antes

Os pesquisadores do Instituto Paraná também quiseram saber a quantas anda a aprovação da gestão da ex-mãe do PAC. Espantosos 86% dos ouvidos cravaram que desaprovam a administração de Dilma Rousseff. Apenas 11,1% disseram aprovar o governo da criatura de Lula da Silva.

 

 

Desgaste

Muito embora lidere a pesquisa, não se pode considerar que o tucano Aécio Neves está folgado na liderança. Marina também deixa a desejar no desempenho e ambos têm altíssimas rejeições. É o desgaste claro do sistema e da figura dos políticos tradicionais.

 

 

Polícia única

As Associações dos Delegados de Policia Civil de Santa Catarina, Rio Grande do Sul  e Paraná, em conjunto com as diretorias regionais da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF/SC, ADPF/RS e ADPF/PR), manifestaram esta semana apoio conjunto à proposta de unificação das polícias estaduais, com a consequente desmilitarização das forças de segurança pública. A nota dos policiais enaltece a iniciativa da Comissão Parlamentar da Câmara dos Deputados, que tem por objeto de trabalho analisar assunto.

 

 

Consenso no Norte

Em convenção do PMDB, o deputado Mauro Mariani e os líderes da sigla em Joinville elegeram, por consenso, a composição da nova executiva municipal.  A ex-deputada Simone Schramm foi conduzida à presidência. Ela é umbilicalmente ligada ao próprio Mariani.

 

 

Reta final

Faltando poucos dias para a eleição do novo presidente da seccional catarinense da OAB, os dois candidatos promovem eventos para dar demonstrações de força. Tanto o concorrente da situação, Paulo Brincas, como o de oposição, o ex-dirigente Adriano Zanotto, promoveram grandes encontros na Capital. Os causídicos de todo o Estado vão às urnas no dia 16 de novembro.

 

 

Subsídio

O advogado Gabriel Kazapi, pré-candidato do PT à prefeitura da Capital, esteve em São Paulo na semana passada. Além de conversa com o prefeito e correligionário Fernando Haddad, ele conheceu detalhes de vários projetos petistas na maior cidade da América do Sul.