Blog do Prisco
Destaques

Campanha de Darci condenada por “distorção da realidade”

A Justiça Eleitoral condenou a coligação Joinville Mais Humana e Mais Feliz (PSD-PSDC-PMB-PSB-PR), do candidato à Prefeitura de Joinville, Darci de Matos, a retirar do ar a propaganda eleitoral a qual veicula reportagem da RBS TV sobre o Hospital Dona Helena. A decisão foi baseada numa denúncia representada pela Coligação Juntos no Rumo Certo (PMDB, PSC, PTB, PTdoB, PV, Pros, PCdoB e PTC).

darci-de-matos-condenacao

Segundo o juiz eleitoral Luiz Eduardo Ribeiro Freyesleben, a coligação veiculou uma propaganda apócrifa ao não identificar no material o nome da coligação e seus partidos. Foram divulgadas 19 inserções no dia 22 de outubro, e 18 no dia 23 de outubro.

Além disso, a Justiça Eleitoral considerou o material uma simulação de reportagem do grupo RBS. Conforme o juiz, a coligação condenada fez comentários próprios, como se fossem continuação da reportagem.

Para o magistrado, isso confundiu o eleitor. “O artifício utilizado, ao induzir o telespectador a crer que todo o conteúdo da matéria-denúncia é de autoria da RBS, buscando dar credibilidade às afirmações, promove inegável distorção da realidade”.