Blog do Prisco
Coluna do dia

Caravana ou comício?

A ampla rejeição de Lula da Silva no Sul do país pode ter motivado a gravação de um vídeo, absolutamente ridículo, do cantor e ex-político Agnaldo Timóteo. Ele ataca catarinenses, paranaenses e gaúchos, chamando a trabalhadora população do Sul de covarde, ingrata, “babaca”, e por aí vai. Tudo por que a população sulista, segundo Timóteo, não apoia o guru das esquerdas tupiniquins.

O detalhe é que a exdrúxula peça veio a público exatamente no momento em que Lula da Silva iniciava um amplo roteiro pelo Sul. “Caravana”, como dizem os petistas. Campanha fora época, como afirmam os oposicionistas. O roteiro começou na segunda, por Bagé, extremo Sul gaúcho, onde houve manifestações contrárias ao ex-presidente. Ontem, foi a vez de Santa Maria, onde o ex-mito também não teve vida fácil.

O petista passa a semana em solo gaúcho. No sábado, vem a Santa Catarina. De manhã, em Florianópolis, ele terá  reunião com reitores e dirigentes da área educacional do Estado. Ato contínuo, rumará para o Largo da Alfândega, aonde, para os petistas, fará um ato político. Para os oposicionistas, fará um comício fora de época, ferindo a Lei Eleitoral.

 

Memória

Essa agenda faz o colunista lembrar do último ato da campanha de Lula em 2002, no segundo turno, quando foi eleito presidente. Ele escolheu Florianópolis para seu último comício naquele tempo. Porque em Santa Catarina, vejam só, o petista obteve a maior vitória proporcional do país. Foi a presença de Lula da Silva, então a encarnação da esperança de boa parte da população brasileira e catarinense em tempos melhores, na antevéspera do pleito, erguendo a mão de Luiz Henrique da Silviera, que garantiu a vitória do emedebista contra Esperidião Amin, que buscava a reeleição naquele ano.

 

Atualidade

Dito isto, voltamos a 2018. Lula da Silva se desloca a Chapecó, ainda no sábado. Promoverá  ato regional do Oeste, às 19h. No domingo, o ex-presidente tem agenda em São Miguel do Oeste, aonde visita uma cooperativa.

Finalizados os compromissos no território catarinense, Lula da Silva vai ao Paraná. Visitará vários municípios no Estado vizinho. O roteiro do petista termina em Curitiba. Coincidentemente, o ex-metalúrgico estará na Capital paranaense justamente na data em que o TRF-4 vai julgar os embargos de declaração apresentados pela defesa do petista na condenação do caso do tríplex do Guarujá.

 

Prisão

É no contexto daquela condenação unânime, a 12 anos de prisão, que os magistrados vão se manifestar acerca dos embargos. Em Brasília, já se fala abertamente, se os recursos forem rejeitados no TRF-4, como devem ser, que Lula da Silva poderia ser preso justamente no dia 28, em Curitiba, com a  execução da sentença imediatamente. Pouco provável que isso ocorra. Naquela data, o ambiente em Curitiba deve estar conturbado, com a presença de militantes petistas.

 

Clima

É mais provável que Lula da Silva, se for preso, seja detido no dia 29, quando retornar a São Paulo. Importante destacar que o condenado em segunda instância só irá para a cadeia se o STF não inventar moda, mudando a interpretação que manda prender condenados em segunda instância logo após o  esgotamento dos recursos na segunda instância do Poder Judiciário. No Supremo, ressalte-se, há fortes movimentos no sentido de dar um golpe na Democracia, soterrando a Lava Jato.