Blog do Prisco
Notícias

Começa o 4º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Catarina

Evento reúne entre 30/06 e sábado (02/07) lideranças sindicais do Sistema FETAESC para discutir atual conjuntura nacional e pontuar os eixos de discussão para os próximos quatro anos. O Congresso acontece sempre no inicio de uma nova gestão.

Cerca de 250 pessoas participaram da abertura no auditório da federação em São José/SC. Entre autoridades, lideranças políticas e representativas o Presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, (CTB/SC) Odair Rogério foi um dos convidados da mesa diretiva. Para ele o Congresso da FETAESC vem num momento importante onde se discute a possibilidade de retirada de direitos dos trabalhadores. “Nós temos que fazer uma grande frente no Brasil para que nossas conquistas não sejam perdidas. Vamos fazer um grande pacto com os trabalhadores rurais e urbanos no sentido de lutar pelos direitos já conquistados. Não vamos permitir um retrocesso na Consolidação das leis Trabalhistas”, disse agradecendo o convite da federação e desejo sucesso nos trabalhos. Ele parabenizou a organização pela passagem dos seus 48 anos.

Representando a CONTAG, o Secretário de Política Agrária, Antoninho Rovaris, reafirmou o compromisso da federação com os anseios do meio rural brasileiro. “Nós já estamos sentando com este novo governo. Queremos fortalecer os programas que estão beneficiando nossos agricultores do país como o PNHR, que tem levado habitação para o meio rural. São várias pautas que estamos dispostos a reivindicar como por exemplo também as garantias para o trabalhador e trabalhadora rurais”, disse desejando um bom Congresso a todos.

Em seu discurso de abertura o Presidente da FETAESC, José Walter Dresch, falou dos anseios das milhares de famílias do campo que esperam da FETAESC e dos Sindicatos a defesa de seus direitos. “Temos que pensar qual é o modelo de agricultura familiar que queremos para nosso estado. Vamos discutir ainda temas importantes como o futuro de nossa organização. Trabalhar para fazer o melhor para essas milhares de famílias que acreditam na FETAESC e nos Sindicatos é o nosso papel. Sejam todos bem vindos”, disse o presidente abrindo na sequência oficialmente o congresso.

Palestra

Logo depois da abertura solene, José Álvaro Cardoso, supervisor técnico do DIEESE, está fazendo uma análise da conjuntura político social.

Congresso

Realizado sempre no primeiro ano de uma nova gestão o Congresso tem por finalidade estatutária definir o planejamento macro da instituição visando o quadriênio. Como a maior organização representativa de Santa Catarina a FETAESC congrega atualmente 201 Sindicatos filiados e mais 25 extensões de base. Em termos de presença física nenhuma outra instituição sem fins lucrativos e destinada a uma representação classista, seguindo as normas do Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pelo registro das organizações sindicais no Brasil, chega tão longe.

Congresso Fetaesc 48

48 anos

Dentro da programação do Congresso está prevista no dia 2 de julho a solenidade em comemoração aos 48 de fundação da FETAESC. Na ocasião a diretoria da federação, colaboradores e dirigentes sindicais estarão recebendo convidados que ajudaram e continuam ajudando a construir a história da instituição.

Fotos>divulgação