Blog do Prisco
Coluna do dia

Cunha x Planalto: país paralisado

 

O notório Eduardo Cunha (PMDB), pasmem, tem boa chance de continuar como presidente da Câmara. Mesmo depois de ter sido desmascarado pelas autoridades da Operação Lava-Jato, a partir de suas contas milionárias na Suíça e nos EUA.

Na verdade, o peemedebista está numa sinuca de bico. Se destravar o processo de impeachment contra a atual inquilina do Planalto e aceitar que ele vá para apreciação do plenário da Câmara, ele perderia o protagonismo. Enfraquecido, Cunha teria tudo para ir à degola rapidinho, perdendo o mandato.

Por outro lado, Eduardo cunha quer porque quer dar o troco a Dilma Rousseff, que, no exterior, declarou que ele envergonha o Brasil.

E de onde vem a força de Cunha, enrolado até o pescoço na Lava Jato? Não é de hoje que se sabe que ele controla pelo menos 100 deputados, dos mais variados partidos.

Nos bastidores, as informações indicam que ele ajudou essa turma na campanha do ano passado, distribuindo R$ 500 mil a cada um. Ou seja, se Cunha cair, muita gente boa cai junto.

Enquanto o peemedebista falastrão permanecer onde está e continuar em queda-de-braço com o Planalto, o país seguirá paralisado e em queda livre!

 

 

Figura decorativa

Enquanto Cunha se segura no comando da Câmara, cargo que lhe confere o status de terceiro na linha sucessória do país, a ex-mãe do PAC está seguindo o conselho de seu criador: viagens ao exterior e pelo país. Bem longe de Brasília, ela assumiu de vez o papel de rainha da Inglaterra. Lula da Silva e a turma do PMDB ligada a Michel Temer e a Renan Calheiros estão mandando no Brasil.

 

 

Tucanou

Presidente do Sinduscon de Florianópolis há quase duas décadas, o empresário Hélio Bairros assinou ficha no PSDB em ato prestigiado por várias lideranças tucanas. Transforma-se em opção para a disputa de 2016 na Capital.

 

 

Pra Inglês ver

O PMDB de Santa Catarina falou grosso, pediu impeachment, taxou o governo atual de vergonhoso, etc e tal, mas na prática segue firme nos generosos cargos federais, como Eletrosul e Embratur, que lutou para conquistar.

 

 

Referência

Na recente passagem por Brusque,  o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick, classificou a Fundema (o equivalente municipal ao órgão estadual) como referência no Estado. O prefeito Roberto Prudêncio Neto (PSD) assinou a parceria com a Fatma e assinalou que Brusque é a primeira cidade de Santa Catarina a receber autonomia na gestão de processos ambientais.

 

 

Pressão

A Associação dos Delegados de Polícia (Adepol-SC) organiza comitiva para ir à Assembleia nesta quarta-feira. Tudo indica que irão à votação final as Medidas Provisórias 201, 202 e 203, de 2015, que alteram as formas de cumprimento das jornadas de trabalho, regulamentam o pagamento da indenização e fixam o banco de horas no âmbito do Instituto Geral de Perícia (IGP) e das polícias Militar e Civil. As matérias já tiveram as admissibilidades aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça e no plenário.

 

 

No clima

Deputado Natalino Lázare (PR) vem se destacando na área social. Ele promoveu uma mobilização nas principais ruas do centro de Videira para marcar a passagem da campanha Outubro Rosa, iniciativa que visa a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.