Blog do Prisco
Notícias

Dívida de R$ 22 bilhões leva filantrópicos a protestar em Brasília

Mais de dois mil representantes de hospitais filantrópicos de todo país irão participar do Ato Público na Esplanada dos Ministérios, nesta terça-feira, 4, em Brasília. A mobilização faz parte da terceira etapa do movimento: Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo, promovido por entidades ligadas ao setor.

filantrópicos ato 4 de agosto Os hospitais privados e filantrópicos que atendem SUS em Santa Catarina, são responsáveis pelo atendimento de 70% da população. Apesar da importância da rede, as instituições convivem diariamente com a falta de recursos e com a escalada do endividamento. No estado, a dívida dos hospitais ultrapassa os 200 milhões de reais. Ao longo dos últimos
anos, 14 hospitais fecharam as portas. A defasagem da Tabela do SUS, além dos atrasos dos repasses de recursos por parte dos governos estão entre os principais motivos apontados para a crise do setor. No país, os filantrópicos são responsáveis por mais de 240 milhões de atendimentos ambulatoriais do SUS por ano e em mais de 1.000 cidades a unidade filantrópica é a única alternativa de atendimento público para a população, no final deste ano o montante da dívida destes hospitais será superior a R$ 22 bilhões.

Foto: reprodução