Blog do Prisco
Notícias

Eletrosul: Djalma empossado na presidência

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (28), na sede da Eletrosul, em Florianópolis, tomaram posse na Diretoria Executiva da empresa, Djalma Vando Berger, na Presidência, Claudio Antonio Vignatti, na Diretoria Financeira, e Antonio Waldir Vittori, na Diretoria de Operação. A nomeação dos novos titulares havia sido aprovada pelo Conselho de Administração da Eletrosul no último dia 16. Aproximadamente 600 pessoas (foto interna), entre empregados, autoridades e representantes do setor elétrico nacional, acompanharam a solenidade.

Posse do Presidente Djalma Berger e Diretores Claudio Vignatti DF e Antônio Waldir Vittori DO da Eletrosul – Foto Hermínio Nunes 28-07-2015
Posse do Presidente Djalma Berger e Diretores Claudio Vignatti DF e Antônio Waldir Vittori DO da Eletrosul – Foto Hermínio Nunes 28-07-2015

O compromisso com a continuidade da expansão da atuação da Eletrosul nos segmentos de geração e transmissão, com o propósito de contribuir com a segurança energética nacional, deu a tônica dos discursos dos diretores empossados. “É, sem dúvida, com muito orgulho, mas também com muita responsabilidade, que assumo o cargo de presidente da Diretoria Colegiada da Eletrosul, ciente da sua importância no crescimento, desenvolvimento econômico e social da sua região de atuação e do setor elétrico brasileiro”, afirmou Djalma Berger.

Já o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, lembrou do esforço da Eletrosul para recompor seu parque gerador, que já soma mais de 2 gigawatts de capacidade instalada, e da expectativa de que a empresa chegue aos 3 gigawatts de potência em um futuro muito próximo, com uma matriz de energia limpa, baseada, principalmente, nas fontes hídrica e eólica.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, que esteve representando o ministro Eduardo Braga na cerimônia, destacou a relevância do papel da Eletrobras e da Eletrosul na ampliação da oferta de energia para fazer frente ao crescimento do País. “Hoje, nós temos 140 mil megawatts de capacidade de geração e temos o desafio de dobrar o sistema elétrico nos próximos 15 anos”, afirmou, lembrando da participação da Eletrosul em importantes obras estruturantes como as hidrelétricas Jirau e Teles Pires, no Norte do Brasil, que irão compor essa expansão.

Além de Ventura Filho e Carvalho Neto, participaram da solenidade de posse, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, representando o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, o secretário municipal de Defesa do Consumidor, Tiago Silva, representando o prefeito de Florianópolis, Cezar Souza Júnior, o senador Dário Berger, o diretor-presidente da Energia Sustentável do Brasil (ESBR) – empresa responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Jirau, na qual a Eletrosul tem participação, Victor Paranhos, e o diretor-presidente da Tractebel, Manoel Arlindo Zaroni Torres, entre outras autoridades, representantes do setor elétrico nacional e convidados.

Diretores empossados
Djalma Berger é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Nascido em Bom Retiro, na Serra Catarinense, começou sua carreira profissional há quase 30 anos como engenheiro em uma empresa privada de construção civil. Em 1989, ingressou na Eletrosul, onde permaneceu por seis anos, atuando em departamentos responsáveis por obras e projetos.

Berger entrou para a vida pública em 1997, quando assumiu a Secretaria dos Transportes e Obras de São José (SC). Foi eleito deputado estadual, em 2002, deputado federal, em 2007, e prefeito de São José, em 2009. Nos últimos dois anos, exerceu cargos diretivos na iniciativa privada, inclusive, à frente de empresa de geração de energia, proprietária da PCH São Sebastião, localizada no município de Major Gercino, em Santa Catarina.

Natural de Cunha Porã (SC), no Oeste do Estado, Claudio Vignatti cursou Gestão Pública na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Atuou como servidor da Prefeitura de Chapecó e presidiu o sindicato que representa o funcionalismo público do município. Ingressou na vida pública em 1996, sendo eleito duas vezes vereador em Chapecó, 1996 e 2000.
Posteriormente, elegeu-se deputado federal por dois mandatos, de 2003 a 2011. Microempresário, Vignatti prestou serviços de consultoria fiscal e tributária para empresas privadas. Licenciou-se, recentemente, da presidência do PT de Santa Catarina para se dedicar ao cargo na Eletrosul.

Antonio Waldir Vittori, natural de Cambé (PR), é graduado em Engenharia Elétrica e especialista em Qualidade e
Produtividade e Gestão Previdenciária. Engenheiro da Eletrosul de 1978 a 1998, ocupou o cargo de diretor de Gestão
Administrativa e Financeira na empresa, de 2003 a abril de 2008. A partir de maio de 2008 até março de 2010, assumiu a Diretoria de Operação. De março de 2010 a junho de 2011 foi titular da Diretoria de Gestão Administrativa e Financeira. Em julho de 2011, com a criação das diretorias Administrativa e Financeira, passou a responder cumulativamente pelas duas funções. Entre abril de 2013 e julho de 2015, conduziu exclusivamente a Diretoria Financeira e, agora, retorna ao cargo de diretor de Operação.
Diretoria Executiva da Eletrosul

Diretor-Presidente: Djalma Vando Berger
Diretoria Financeira: Claudio Antonio Vignatti
Diretoria Administrativa: Paulo Afonso Evangelista Vieira
Diretor de Engenharia: Ronaldo dos Santos Custódio
Diretor de Operação: Antonio Waldir Vittori

Fotos: Hermínio Nunes, divulgação Eletrosul

Foto de capa: da E para a D, Antonio Vittori, Claudio Vignatti, Djalma Berger, Ronaldo Custódio e Paulo Afonso