Blog do Prisco
Coluna do dia

Elizeu tenta livrar-se do impeachment

Elizeu tenta livrar-se do impeachment

Mais uma prova de fogo para o prefeito de Lages, Elizeu Mattos (PMDB). Nesta sexta-feira, a Câmara de Vereadores vai se reunir cedinho, a partir das 8h, para começar a apreciar o processo de impeachment do peemedebista.

No âmbito Comissão Parlamentar Processsante (CPP), o alcaide perdeu de 3 a 0. Os três integrantes do colegiado  – Luiz Marin (PP – Presidente), Juliano Polese (PP – relator) e Gerson dos Santos (PMDB) – votaram pela abertura do processo para afastar Mattos. Por isso, a peça agora vai à apreciação do plenário, onde o jogo é bem mais duro.

Os defensores da degola precisam de dois terços dos votos, ou seja, 13 dos 19  vereadores, placar que não será conquistado tão facilmente.

 

 

Articulação intensa

Nos bastidores, as informações indicam que Elizeu Mattos está mexendo os pauzinhos e angariando apoios. Um prócer da política lageana assegurou à coluna que o prefeito tem grandes chances de obter mais do que os sete votos necessários para manter-se no poder. A movimentação do peemedebista é compreensível. Se os vereadores decidirem por seu afastamento, ele terá que sair imediatamente do cargo, ao qual voltou há 16 dias depois de 10 meses de agonia longe do paço. Elizeu Mattos reassumiu ancorado numa liminar do STF.

 

 

Água no pescoço

Prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso, o Gariba (PMDB), esteve em Brasília esta semana. Com o senador Dalirio Beber (PSDB) tratou das questões emergenciais causadas pela chuva sem fim e também da mais do que preocupante situação da Saúde no município.

 

 

Marca do pênalti

Dalírio avisou que Rio do Sul, assim como outros municípios de SC, pode enfrentar muitas dificuldades para pagar os serviços prestados aos hospitais já a partir de novembro, quadro que alcançaria, ainda, o mês de dezembro. Nesta quinta-feira, o senador e o prefeito se juntam a outras lideranças em Blumenau. Na pauta, a novela da BR-470.

 

 

Estranho no ninho

O PMDB de Itajaí teve que engolir, goela-abaixo, a chegada do ex-deputado e ex-prefeito Volnei Morastoni ao partido já com vistas às eleições do ano que vem. Ele se filiou, mas os “históricos” itajaienses seguem rejeitando o ex-petista. Tanto que Mauro Mariani já avisou que o PMDB não fará convenção em Itajaí no próximo domingo. Imbituba também sofreu intervenção, a partir de determinação do novo presidente estadual.

 

 

Fechando escolas

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) apresentou pedido de informação para saber da Secretaria de Estado da Educação como funciona a política fechamento de escolas, principalmente, de ensino médio noturno em SC. O parlamentar vem recebendo denúncias de escolas fechando em vários municípios, como Jacinto Machado, Criciúma, Nova Veneza, São José e Chapecó. A ação, dizem os denunciantes, é efetivada sem discussão prévia com professores, pais, alunos e a comunidade.

 

Prévia

Em Balneário Camboriú, o IPS da Univali entrevistou 673 eleitores. Leonel Pavan (PSDB) lidera a corrida eleitoral com 25,56% de preferência. O deputado federal Fabrício Oliveira segue o tucano de perto, com 21,40%. Já o candidato do prefeito Edson Piriquito (PMDB), Fábio Flôr (PP) tem 18,42%.