Blog do Prisco
Destaques

Angela a menos de 9 pontos de Gean

Pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta segunda-feira, 24, mostra que, na estimulada (Gean tem 43,4% e Angela 34,9%), a vantagem de Gean Loureiro sobre Angela Amin é menor do que 9 pontos percentuais. Bem diferente do Ibope de fim de semana, quando o peemedebista apareceu com 19 pontos à frente da progressista. Últimos lances de uma campanha quente e cheia de nuances nesta reta final.

É preciso se considerar, neste contexto, que dia 28 de outubro é Dia do Funcionário Público. Muitos pontos facultativos depois, muitos servidores e familiares devem pegar a estrada, viajar, passear etc e tal já a partir da quinta-feira. Muita gente batendo em retirada significa menos gente votando no segundo turno de domingo. Também porque são apenas dois candidatos. Quem não vota em um ou outro, se desinteressa completamente.

Sabendo que quem viaja também normalmente tem poder aquisitivo melhor, este contexto em Florianópolis favorece Gean loureiro. Em tese, Angela tem maior fatia do eleitorado do centro e áreas nobre, geralmente aqueles que viajam mais. O mesmo raciocínio se aplica a Joinville. Quem leva a melhor teoricamente vantagem a partir desse quadro é Darci de Matos, que foi o mais votado nas periferias, enquanto o prefeito Udo Döhler teve desempenho mais robusto no centro da cidade.

angela-e-gean-pesquisa