Blog do Prisco
Notícias

PMDB constrói projeto para 2018

Líderes destacaram as marcas do partido no oeste catarinense berço da Descentralização 

Os principais líderes do PMDB catarinense deram início ao projeto 15 Em Movimento, nesta sexta-feira (7), com agenda junto à sociedade civil organizada, imprensa e militância partidária, no extremo oeste do Estado. O objetivo é ouvir as demandas de cada região para a construção, alinhada à nova realidade política, da proposta do partido para 2018. Os primeiros eventos foram realizados em Itapiranga e em São Miguel do Oeste, junto aos municípios de cada regional.

De acordo com o presidente da sigla, deputado Mauro Mariani, a caravana escolheu simbolicamente a região do extremo oeste para dar à largada à caminhada. “Começar por Itapiranga é uma questão emblemática para nós, porque dentro do processo de descentralização do Luiz Henrique, que é uma marca do PMDB, ele sempre priorizou esta região, a região oeste do Estado. E nós fizemos então questão de começar por aqui, tendo essa simbologia do que o PMDB representa aqui, com obras importantes de todos os governos do partido. Além de prestigiar o companheiro e prefeito do municípios Jorge Welter”, explicou.  

Peemedebistas foram ao berço da "descentralização" homenagear LHS
Peemedebistas foram ao berço da “descentralização” homenagear LHS

Ainda, segundo Mariani, o PMDB quer estar alinhado ao novo momento político do Brasil. “A última grande proposta pública apresentada para Santa Catarina foi a descentralização, há 16 anos. Essa caminhada busca isso, uma construção atual de políticas públicas, alinhadas ao novo momento político e econômico do País”, disse.

“Quando o PMDB idealizou a descentralização, a primeira regional foi São Miguel do Oeste. O processo de descentralização foi exitoso, ele permitia que a gente conhecesse melhor cada região e que as demandas fossem transmitidas com mais facilidade. A proposta do PMDB de Santa Catarina é continuar esse trabalho, atualizado ao novo cenário que vivemos no Brasil. Estamos numa missão de unidade e conhecimento”, destacou também o vice-governador Eduardo Pinho Moreira.

Os ex-governadores Casildo Maldaner e Paulo Afonso, o vice-presidente do partido, deputado Valdir Cobalchini, os deputados federais Celso Maldaner e Valdir Colatto, o líder da bancada estadual, deputado Mauro De Nadal e o suplente de deputado João Carlos Grando, também acompanharam a agenda.

Até o final do ano, os dirigentes peemedebistas esperam ter o levantamento completo de demandas, dificuldades e expectativas de cada região.

Rodovia da Fronteira – O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira assumiu o compromisso para a conclusão da estrada da Fronteira, em Itapiranga. “O governador Raimundo Colombo confirmou a nossos deputados estaduais que ele vai renunciar no começo do próximo ano porque será candidato ao Senado, então esse compromisso eu posso assumir, para 2018. Claro que o processo vai avançar em 2017, mas se isso não avançar, eu sendo governador vai acontecer” afirmou.

Associações Empresariais – Em reuniões com os representantes das Associações Empresariais da região, os líderes ouviram as reivindicações do setor e garantiram empenho para sanear demandas. Os representantes elogiaram a atitude do PMDB em chama-los e ouvi-los, sem a necessidade deles irem atrás.

Os peemedebistas também participaram de entrevistas coletivas à imprensa, de encontros com coordenadores regionais do partido, prefeitos, vereadores e militância em geral, e visitaram veículos de comunicação. Amanhã a caravana estará em Dionísio Cerqueira para uma nova rodada de eventos.

 

fotos: Simone Sartori