Blog do Prisco
Notícias

Presidente do TJMS, desembargador João Maria Lós, visita Softplan

O desembargador João Maria Lós (E), presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, conheceu a sede da Softplan, em Florianópolis. A empresa é desenvolvedora do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), solução adotada no TJMS para o gerenciamento dos processos judiciais.

O presidente, acompanhado dos juízes auxiliares Alexandre Antunes e Paulo Afonso de Oliveira, do diretor-geral de Administração, Marcelo Vendas, e do diretor da secretaria de Tecnologia da Informação Alexandre Camy, conheceu as instalações da empresa e acompanhou de perto a metodologia ágil de desenvolvimento das soluções. Além disso, a comitiva participou de reuniões com diretores, gerentes e executivos da Softplan.

presidente tjms

A continuidade das práticas de excelência que o Judiciário sul-matogrossense adota foi a tônica das reuniões. Para o presidente João Maria, os investimentos em TI são essenciais para a prestação jurisdicional cada vez mais ágil, efetiva e próxima dos cidadãos. O TJMS é uma das cortes mais céleres e inovadoras do Brasil.

“ Desde 2012, qualquer petição é protocolada em meio digital no Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul. De lá para cá, são dois mundos: hoje é inimaginável conviver com as consequências do processo físico, como papéis e tantos procedimentos burocráticos”.

Próximos passos

José Maria revela que o próximo passo, para 2016, é estender o Centro de Processamento Eletrônico (CPE), popularmente conhecido como “cartório do futuro”, ao interior. “O SAJ nos possibilita expandir os benefícios para todo o Estado e podermos pensar em criar mecanismos que evitem o gargalo de processos no gabinete do juiz”.

Para o diretor-executivo da Softplan Ilson Stabile, a visita do presidente e equipe representa a importância dada pela gestão ao seu principal fornecedor de TI. “O sucesso da modernização de um Tribunal vai muito além da relação cliente-fornecedor. É uma construção a quatro mãos, baseada em parceria e confiança”, diz Stabile.

Conforme o diretor, a prestação de Justiça célere beneficia não só os milhares de servidores e magistrados do Tribunal, os advogados que fazem os peticionamentos, mas toda a sociedade que conta com a segurança e facilidade do processo digital.

Sobre a Softplan

A Softplan é uma das maiores empresas de software de Santa Catarina, com cerca de 1500 colaboradores. Atua há 25 anos no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e gestão pública. Desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios, com foco em cinco áreas de atuação: indústria das construção; administração pública; projetos cofinanciados por organismos internacionais; departamento de infraestrutura, transportes e obras; judiciário, Ministério Público e Procuradorias. Suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos.

Foto: divulgação