Blog do Prisco
Notícias Últimas

Produção de uva precisa de mais políticas públicas

A vitivinicultura movimenta a economia no meio rural e urbano, além de usufruir de uma cadeia produtiva que vai desde a agricultura até o turismo. Na tribuna da Assembleia Legislatvia, nesta quinta-feira, 25, o deputado Natalino Lázare destacou que a produção de uva precisa de políticas públicas para o incentivo e incremento dessa importante atividade econômica, cultural e social de Santa Catarina.

O parlamentar lembra que a região do Meio-Oeste produziu cerca de 90 milhões de quilos de uva, com destaque para os municípios de Pinheiro Preto, Tangará e Videira. “Nesta safra, somente a nossa região trouxe do Rio Grande do Sul aproximadamente 15 milhões de quilos da fruta, algo que poderia ser feito aqui, pois temos solo e clima propícios, além da tecnologia necessária e pessoas vocacionadas para isso”, afirma Natalino.

O parlamentar lembra que a região do Meio-Oeste produziu cerca de 90 milhões de quilos de uva
O parlamentar lembra que a região do Meio-Oeste produziu cerca de 90 milhões de quilos de uva

Na oportunidade o deputado ressaltou a apresentação do Projeto da Fruticultura ao Governo do Estado. A iniciativa de Natalino Lázare visa potencializar a produção e comercialização de frutas em Santa Catarina. A proposta, de acordo com o parlamentar, é que os produtores que possuem áreas ociosas em suas propriedades passem a empregá-las para a produção de frutas.

De acordo com o deputado, o governador Raimundo Colombo elogiou e afirmou que o Projeto da Fruticultura é um estudo muito bom, profundo e que mostra caminhos importantes. Ressaltou, ainda, que os técnicos vão avaliar com bastante atenção os dados. O governador destacou que o tema é importante, envolve muitas famílias que dependem da fruticultura e que o governo tem programas para auxiliar.

Será disponibilizado ao agricultor um “pacote tecnológico” contendo informações como as variedades mais propícias ao clima e solo de cada região, formas de plantio e manejo, equipamentos para irrigação e proteção contra granizo e geada, já com os custos para implementação, e como acessar as linhas de crédito existentes. 

Além da produção de uvas e de frutas de caroço, tais como pêssego, ameixa e nectarina, típicas de climas temperados, os municípios localizados entre as regiões do Vale do Rio do Peixe e Planalto Serrano destacam-se pelo cultivo de maçã, da qual participam cerca de 2,2 mil pequenos produtores, e também grandes empresas.