População pode acompanhar mais de 260 ações por meio da Plataforma Criciúma+
Focado na transparência e participação do cidadão, a Administração Municipal de Criciúma apresentou, nesta quinta-feira (10), o balanço dos 100 primeiros dias de governo. Na ocasião, foi lançado o Planejamento Estratégico 2025-2028, com 50 projetos prioritários para o desenvolvimento da cidade nos próximos anos em diversos eixos, além da Plataforma Criciúma+, para que a população acompanhe a execução das ações. A solenidade aconteceu no Hall do Paço Municipal Marcos Rovaris e contou com a presença de autoridades, equipe de governo e sociedade civil.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, agradeceu a cada secretário pelo empenho durante os 100 primeiros dias de governo. “As conquistas desses 100 dias são o resultado do trabalho contínuo da nossa equipe de governo. Temos mais 3 anos e 9 meses pela frente, que, certamente, seguirão o ritmo acelerado que estamos caminhando desde o início. O compromisso que temos é com cada criciumense. Por todos esses, seguiremos trabalhando para o sucesso e desenvolvimento da nossa amada cidade”, ressaltou Espindola.
Ao todo, foram destacadas 66 ações iniciadas durante os 100 primeiros dias de governo, em áreas como saúde, infraestrutura, segurança, assistência social e governança, além de reconhecimentos e premiações recebidas a nível estadual e nacional. Durante o evento, os gestores municipais assinaram, ainda, um pacto de responsabilidade com a cidade de Criciúma.
“Esses primeiros 100 dias são só o começo de um trabalho que tem foco, tem direção, e principalmente, tem propósito. Propósito de transformar Criciúma, de preparar a cidade para o futuro, sem deixar ninguém para trás”, destacou o vice-prefeito de Criciúma, Salésio Lima.
O Planejamento Estratégico, estruturado em cinco eixos de desenvolvimento, reúne 260 projetos, sendo 50 considerados prioritários, além de 24 programas, e será a base para os investimentos e políticas públicas da gestão. Já a Plataforma Criciúma+ surge como uma ferramenta digital de transparência ativa, permitindo que a população acompanhe, em tempo real, o andamento dos projetos, dentre outras informações sobre a cidade referente à competitividade, transparência, indicadores de população e empreendedorismo. O site já pode ser acessado por meio do link mais.criciuma.sc.gov.br.
Confira algumas das ações realizadas durante os 100 primeiros dias
Cultura e esporte:
– Instituição da comissão organizadora das ações alusivas ao Centenário de Emancipação;
– Início do curso de defesa pessoal para mulheres;
– Realização do STU Nacional pelo quinto ano.
Gestão e transparência:
– Oficialização da Controladoria-Geral do município;
– Novo fluxo da Ouvidoria-Geral;
– Inauguração do Posto de Emissão de Documentos de Identificação Cooperado de Criciúma (PEDIC).
Trânsito, mobilidade, infraestrutura e iluminação pública:
– Fiscalização de motos com escapamento irregular e vans escolares;
– 231 faixas de pedestre revitalizadas;
– 92 ruas pavimentadas (56 asfalto / 36 lajotas);
– 420 pontos de iluminação pública reparados;
– Mutirão Limpa Fios, em parceria com a Celesc.
Defesa Civil e Meio Ambiente:
– Ações de demolição de casas abandonadas;
– Ação “Criciúma: quem ama cuida”
– Captura de javalis;
– Ação educativa no Dia Mundial da Água com estudantes da rede municipal.
Saúde:
– Entrega do CAPS III;
– Reestruturação do TeleSaúde;
– TeleIdoso e renovação de receitas em até 24h;
– Criciúma sem casos de autóctones de dengue;
– Programa de prevenção à tuberculose.
Educação:
– Avalia Criciúma (PROMAC);
– Reconhecimento no Fórum Estadual da Undime;
– Adesão do Pacto de Alfabetização;
– Aquisição do antigo Alvorada Clube para implantação do Centro de Atendimento ao Autista.
Desenvolvimento econômico e agricultura:
– Recorde de 944 novas empresas abertas;
– Crescimento de 71% nos empregos formais;
– Ações da Central de Empregos;
– Primeira queijaria com selo SIM e propriedade livre de tuberculose e brucelose.
Assistência Social:
– Campanha de conscientização sobre a esmola;
– Ações da equipe de abordagem social;
– Aumento de vagas para internação de pessoas em situação de rua;
– Novo abrigo Florescer II para crianças e adolescentes.
Planejamento Estratégico 2025-2028
Com o objetivo de nortear as ações dos próximos anos da gestão, o Planejamento Estratégico 2025-2028 será responsável por orientar investimentos, políticas públicas e iniciativas para promover a qualidade de vida da população. Construído com base em um diagnóstico criterioso, o planejamento possui cinco eixos. São eles: desenvolvimento social e vida saudável; desenvolvimento urbano, infraestrutura e mobilidade; desenvolvimento econômico; desenvolvimento ambiental e sustentabilidade; e desenvolvimento institucional, governança e gestão.
As ideias foram selecionadas pela equipe de secretários e gestores municipais, durante o “Workshop Estratégico de Priorização de Projetos Criciúma 50+”. A construção do Planejamento Estratégico incluiu a análise de documentos, estudos e avaliações anteriores, seguindo os seguintes critérios: disponibilidade de recursos; impacto para a população; alinhamento estratégico; urgência e prazo de execução; melhoria de atendimento; sustentabilidade e impacto ambiental.
“Essa iniciativa inovadora apresenta Criciúma sob uma nova ótica, um novo olhar, com números e indicadores. Tudo isso está disponível, a partir de agora, na Plataforma Criciúma+. Um desenvolvimento interno da Prefeitura de Criciúma, que não houve custos, a não ser as horas de trabalho da nossa equipe da Diretoria de Tecnologia e Inovação”, explicou o secretário de Governança da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan.
Confira alguns dos projetos prioritários da gestão:
Construção de unidades básicas de saúde de porte I e II: Construção de seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de porte I e quatro UBSs de porte II.
Escola Modelo de Excelência: Desenvolver a implementação de uma escola-modelo em tempo integral em uma área de alta vulnerabilidade social.
Centro Multiprofissional de Atendimento ao Autista: Estruturar o Centro de Atendimento ao Autista, oferecendo acolhimento, diagnóstico e acompanhamento especializado para crianças autistas, com foco na avaliação diagnóstica avançada, terapias personalizadas e integração sensorial, visando uma abordagem holística de suporte a crianças autistas e suas famílias.
Abrigo Seguro: Implantar um abrigo regional para mulheres vítimas de violência, em parceria com os municípios da AMREC.
Revitalização da Casa da Cultura: O projeto visa a reforma e adequação do prédio tombado da Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira para a criação do Museu da Rede Pública Municipal de Educação. O espaço será dedicado a preservar e contar a história da educação em Criciúma, por meio da exposição de documentos, objetos escolares e outros registros históricos. Com um ambiente moderno, interativo e rico em conteúdos, o museu será um espaço de visitação, pesquisa acadêmica e realização de oficinas com documentos históricos.
Cercamento Digital: O projeto visa a implementação de um sistema avançado de monitoramento por câmeras inteligentes, interligado com as forças de segurança e estrategicamente posicionadas nas principais vias de entrada e saída do município, para identificação ágil de veículos suspeitos e respostas imediatas a incidentes.