Notícias Últimas

15 anos de uma história de cinema

Um salvamento realizado pelo então sargento João Carlos Pawlick marcou a pequena Águas Mornas, na Grande Florianópolis

Nesta quinta-feira, dia 29, está completando 15 anos uma história de heroísmo e coragem que movimentou a pequena Águas Mornas, a 40 quilômetros da Capital.

Naquele dia, em agosto de 2006, o então sargento da Polícia Militar, João Carlos Pawlick, salvou dois idosos e a neta que estavam em uma charrete desgovernada em direção à BR-101.

O militar, que estava de folga, perseguiu a carroça em um Passat dirigido por um amigo e, numa cena típica de cinema, saltou do carro em movimento sobre os dois cavalos até fazê-los parar.

Na época, o caso rendeu ao agora subtenente da reserva uma promoção por ato de bravura. “É um dia que lembro com muito carinho porque é a missão do policial: salvar vidas. Aquele dia transformou a minha vida e fico feliz por ter mudado os rumos daquelas vidas, pois a charrete estava quase chegando a BR-101 e aí a tragédia seria certa”, lembrou o militar, que hoje é presidente da Aprasc ( Associação dos Praças do Estado de Santa Catarina).

Em 2018, em função do gesto heroico, ele recebeu a medalha Cruz de Bravura, uma das maiores honrarias da Polícia Militar.

Na foto, o então sargento Pawlick e o amigo Ariovaldo Orlandini, que usou o Passat para ajudar no salvamento

Crédito da foto: Glaicon Covre

Posts relacionados

Mais de 1.600 idosos participam da programação de Natal do CATI

Redação

Aprovado projeto que reserva às pessoas idosas parte da oferta de programas habitacionais

Redação

Disque 100 registra mais de 35 mil denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas idosas em 2022

Redação
Sair da versão mobile