Notícias Últimas

16º Encontro de Comunicadores das Cooperativas Catarinenses reuniu profissionais em Florianópolis

“Comunicação na Era Digital” foi a temática norteadora do evento, que teve sua retomada presencial após dois anos. Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC), com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), o evento foi realizado na última semana, em Florianópolis. Mais de 60 profissionais participaram do Encontro.

O presidente da OCESC e do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin, destacou o papel dos profissionais da comunicação na divulgação das informações sobre o cooperativismo. “Todo esse trabalho une as cooperativas e ajuda a fomentar o crescimento do sistema em todo o Estado. Nunca se falou tanto em inovação, tecnologia e novos recursos de comunicação. E os comunicadores têm um desafio duplo ao terem que acompanhar toda essa evolução, além de comunicar de forma assertiva em um cenário onde todo mundo comunica”, disse Suzin.

Shana Wajntraub, psicóloga pós-graduada em Neurociências e mestranda em Comunicação, iniciou a programação de palestras com o tema “Comunicação Assertiva na Retomada”. Shana destacou o processo de diagnóstico de uma comunicação eficaz, que leva em conta três principais aspectos: corpo; inteligência emocional; voz, fala e conteúdo. Destacou ainda, algumas técnicas para o controle da ansiedade e as aplicou de forma prática com os participantes.

A relações públicas, pós-graduada em Gestão Estratégica de Comunicação, Marketing e RH, Daniela Martins Barbosa, conduziu a Palestra “Linkedin – Reputação Digital, Relacionamento e Estratégia”. A profissional apresentou ferramentas disponíveis pela rede social, que auxiliam na construção da reputação, de forma a aproximar determinada marca dos públicos interessados, auxiliando na visibilidade, por meio de uma comunicação com clareza e coerência.

O segundo dia de palestras contou com a apresentação do case de comunicação do Grupo Unimed Santa Catarina. O gerente de Marketing, Comunicação e Eventos, João Borges da Silveira, falou sobre a estratégia de reestruturação dos canais de comunicação da Unimed SC, que precisa atingir públicos distintos, entre eles, cooperados, colaboradores, clientes e público em geral. A programação encerrou com a palestra “As 7 Dimensões da Comunicação Verbal”, com Reinaldo Passadori, especialista em comunicação e mestre em neuromarketing. Dimensão Interpessoal, Corporal, Técnica, Intelectual, Espiritual, Intrapessoal e Interpessoal foram as dimensões apresentadas por Passadori, que detalhou como aplicá-las para garantir uma comunicação eficiente e objetiva.

Sair da versão mobile