Da minha terra, das minhas coisas: poemas, da escritora Jane Philippi, e Cruzeiros marítimos: surpresas, descobertas e riquezas culturais, do jornalista Moacir Pereira, são duas obras da Dois Por Quatro Editora, de Florianópolis, com lançamento programado para o próximo dia 14 de dezembro, a partir das 17h, durante a feira do livro, que vai de 13 a 23 deste mês, das 9h às 20h, no Largo da Alfândega, no Centro. O evento é promovido pela Câmara Catarinense do Livro (CCL), com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
SÃO JOSÉ
Este é o terceiro livro da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Jane Philippi, o primeiro no gênero poesia. Na primeira parte da obra, a autora faz uma homenagem à terra natal, São José, e deixa transparecer sua preocupação com a deterioração dos valores culturais e naturais da cidade. Na segunda parte, traduz a passagem de sua existência no tempo-espaço, pelas relações humanas, seu entorno, cidades visitadas, suas bandeiras e as emoções do seu universo singular e ressalta também nos seus versos os sentimentos simples, que convivem com brados feministas e femininos. “Tudo isso numa linguagem saborosa, desentranhada de suas memórias e de sua rica cultura”, destaca Giana de Souza, presidenta do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São José, responsável pelo prefácio do livro.
De acordo com o editor Valmor Fritsche, Jane Philippi nos conta, em textos, fotografias e pinturas, de fatos e lugares repletos de beleza e poesia e convida o leitor a uma viagem encantadora recriada no universo de sua memória afetiva. Desde 2011, a autora ocupa a Cadeira 2 da Asajol (Academia São José de Letras). Como ela mesma relata na apresentação do livro, iniciou sua carreira com um único poema, ainda na infância, e parou por aí. Só voltaria a escrever poesia cinquenta anos depois. Foi guardando uma folha aqui, outra acolá, até que, quando viu, tinha um livro.
CRUZEIROS MARÍTIMOS
Com quase 50 títulos publicados, o jornalista Moacir Pereira, fundador e ex-professor do Curso de Jornalismo da UFSC, lança agora seu livro de estreia pela Dois Por Quatro Editora, Cruzeiros marítimos: surpresas, descobertas e riquezas culturais, ricamente ilustrado, que traz o relato de uma viagem pelas Ilhas Britânicas, num roteiro que percorreu Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e República da Irlanda, com direito a uma escala na ilha de Guernsey, na Normandia, e em Le Havre, na costa norte da França. O transatlântico Crown Princess zarpou de Southampton, a 112 quilômetros de Londres, porto de onde partiu há 105 anos o Titanic, a primeira e maior tragédia marítima do século passado.
Talvez ainda sob o impacto da longa greve dos professores estaduais em Santa Catarina, em 2011, encerrada poucos dias antes da viagem, o jornalista tenha dado uma atenção especial ao tema da educação nas suas observações, destacando lugares que ostentam instituições de ensino seculares, reconhecidas por sua qualidade e por formar grandes nomes da ciência e das letras, universalmente famosos, como Charles Darwin ou James Joice.
Um declarado fã dos cruzeiros, o autor incentiva o leitor a colocar o “pé na estrada”. E relembra o ensinamento do antigo professor Manoel Lobão Queiroz na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina: “Quer enriquecer, viaje, viaje muito. Se não puder viajar, leia livros, muitos livros”. Um saber alicerçado na mensagem de que o único patrimônio inacessível aos ladrões é o cultural, aquele aprendido nas escolas, gravado na memória em viagens e preservado com leituras.
VELHO CONTINENTE
Como destaca no prefácio da obra o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, “ao folhear as páginas desta publicação, o leitor se transporta automaticamente para o velho continente e tem acesso, com riqueza de detalhes, às nuances do que representa fazer uma grande viagem e impregnar-se de conhecimento que tais deslocamentos podem oferecer. O texto destila pitadas de conhecimento, citações de diferentes linhas de pensamentos, além de experiências prévias e vividas durante a rota. A descrição vem do experiente jornalista com vocação inarredável de meticuloso repórter que assimila todas as informações disponíveis em uma viagem, valoriza os registros históricos e a arte, seja na arquitetura, na música, ou na literatura e entende a relação próxima que tais manifestações têm com o turismo. Moacir Pereira faz um relato fiel de tudo o que envolve uma esperada viagem em um cruzeiro marítimo. Desde a expectativa com o novo às surpresas do percurso. Faz o leitor se sentir próximo aos acontecimentos, transportar-se para os destinos citados com pensamento fértil e aguçada imaginação. Naturalmente, incentiva o leitor a correr para o computador ou para uma agência de viagens para fechar um pacote turístico semelhante. Boa leitura, ou melhor, boa viagem!”.
SERVIÇO
Lançamento do livro Da minha terra, das minhas coisas: poemas
Autora: Jane Philippi
Data: 14 de dezembro. Horário: 17h. Local: Largo da Alfândega, Centro.
Editora: Dois Por Quadro. Ano: 2017. Número de páginas: 104. Formato: 15 x 21 cm.
ISBN 978-85-69609-12-4
Lançamento do livro Cruzeiros marítimos: surpresas, descobertas e riquezas culturais
Autor: Moacir Pereira
Data: 14 de dezembro. Horário: 19h. Local: Largo da Alfândega, Centro.
Editora: Dois Por Quadro. Ano: 2017. Número de páginas: 132. Formato: 24 x 24 cm.
ISBN 978-85-69609-13-1