Colóquios Contemporâneos: o Voto Disruptivo e a Democracia
A Fundação ENA promove a palestra “O voto disruptivo: panorama das mudanças eleitorais na França e na Europa” com o professor francês da Sciences Po, Pascal Perrineau, especialista em sociologia eleitoral. Com o apoio da Embaixada da França e em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – TCE, o evento será realizado no auditório do TCE, as 10 horas do dia 09 de maio, e será aberto e gratuito.
Pascal Perrineau veio ao Brasil para proferir palestra para diplomatas no auditório do Instituto Rio Branco em Brasília e para lançamento de seu livro “Le vote disruptif : les élections présidentielles et législatives de 2017”.
A Fundação ENA tem convênio com a famosa instituição francesa École Nationale d’Administration – l’Ena, pretende trazer em 2018 outros nomes ilustres da França para cursos e palestras no Brasil.
- Palestrante: Pascal Perrineau
Palestra: O VOTO DISRUPTIVO: Panorama das mudanças eleitorais na França e na Europa
Pascal Perrineau é professor universitário na Sciences Po. Foi diretor do Centro de Pesquisas Políticas (CEVIPOF) da Sciences Po até dezembro de 2013.
Professor de graduação e mestrado, é responsável pelo programa “Vida Política” na Sciences Po. E membro dos conselhos de administração da Fundação Nacional das Ciências Políticas, da Fundação des Treilles e do canal Public Sénat. Pertence aos conselhos científicos da Fundação para a Inovação Política e da Fundação Jean Jaurès. Presidente da associação dos antigos alunos da Sciences Po.
Últimas obras:
- O voto disruptivo. As eleições presidenciais e legislativas de 2017
Paris, Chroniques électorales, SciencesPo Les Presses, 2017, 448 P.
A democracia do entre si
Paris, SciencesPo Les Presses, 2017, 217 p.
Palestrante: Juarez Freitas
Palestra: A DEMOCRACIA NA ERA DA CONECTIVIDADE
Juarez Freitas é professor de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Mestrado e Doutorado) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Direito na Università degli Studi di Milano (2007). É Presidente do Conselho Científico do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público. Foi Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (2005/2007) e, atualmente, é membro nato do Conselho. É Presidente do Instituto de Direito Administrativo do Rio Grande do Sul. É Doutor em Direito e Mestre em Filosofia. Foi Pesquisador Associado na Universidade de Oxford e Visiting Schollar na Universidade de Columbia. É, ainda, Presidente do Conselho Editorial da Revista Interesse Público, e membro de outros conselhos editoriais. Realiza pesquisas com ênfase nas áreas de Interpretação Constitucional e Direito Administrativo. Co-Diretor de Tese na Universidade Paris II. É também Advogado, Consultor e Parecerista.
Últimas obras:
Sustentabilidade – Direito ao Futuro. 3ª. ed. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2016. 374p .
Direito Fundamental à Boa Administração Pública. 3ª. ed. São Paulo: Malheiros, 2014. 198p .
O Controle dos Atos Administrativos e os Princípios Fundamentais. 5. ed. São Paulo: Malheiros, 2013. 533p.
- Objetivo: proporcional a reflexão e a discussão crítica dos movimentos contemporâneos das sociedades em período eleitoral.
- Instituições promotoras: Fundação Ena’ e TCE/SC;
- Operacionalização do Evento: Fundação Ena’ e TCE/SC;
- Local: Auditório do TCE
- Data: Quarta-feira, 09 de maio de 2018;
- Horário: 10h00 as 13h00
- Programa do Evento:
De 10h00 as 10h15 – credenciamento
De 10h15 as 10h30 – Discurso de abertura – presidente TCE
De 10h30 as 11h30 – Palestra professor Perrineau com tradução simultânea – O voto disruptivo: panorama das mudanças eleitorais na França e na Europa
De 11h30 as 12h10 – Palestra professor Juarez de Freitas – Democracia na Era da Conectividade
De 12h10 as 13h00 – participação aberta ao público
- Vagas: 300